27-04-2020
Coren-RN recebe máscaras do Cofen e inicia distribuição nas unidades de saúde do RN

Após solicitações, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) recebeu, na última quarta-feira (27), o 1º lote de máscaras do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para distribuíção. As máscaras foram adquiridas em caráter emergencial e atendem a necessidade da região potiguar, verificada a partir de denúncias sobre a falta de EPIs nos servíços de saúde, além de contribuir para a proteção de profissionais de enfermagem que estão na linha de frente do combate à pandemia de COVID-19.

As primeiras 960 máscaras N95 que chegaram no Coren-RN começaram a ser distribuídas na última sexta-feira (24) e sábado (25), em unidades de saúde de Natal e de Mossoró, pela presidente do Coren-RN, Silvia Helena Gomes, juntamente com os conselheiros, Flávio Guimarães, Jorge Carlos, Rui Alvares e a enfermeira fiscal, Marieta Tavares.

Segundo a Diretoria do Conselho, a previsão é que, nesse primeiro momento, as máscaras sejam entregues em unidades que são referência no atendimento e tratamento de pessoas com a Covid-19. “Em Natal, já fizemos a entrega no Hospital Municipal de Natal e na Maternidade Leide Morais e em Mossoró, três UPAS e os Hospitais Regional Tarcísio Maia e Rafel Fernandes foram contemplados”, confirmou Silvia Helena Gomes.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são indispensáveis para dimunuir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus e a falta de EPIs tem sido um dos problemas enfrentados pelos profissionais de enfermagem durante a pandemia de Covid-19 no país. De acordo com a coordenadora de Fiscalização do Coren-RN, Valkíria Torres, desde o início do mês de abril, o Coren-RN recebeu 57 denúncias sobre falta de EPIs em hospitais do RN.

O uso das máscaras PFF2 e N95 é indicado em procedimentos de intubação ou aspiração traqueal, ventilação mecânica invasiva e não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, coletas de amostras nasotraqueais, entre outros que gerem aerossóis.