15-05-2015
Presidente do Coren-RN é homenageada na 76ª SBEn em Pau dos Ferros

Na manhã desta quinta-feira (14), a 76ª Semana Brasileira de Enfermagem aconteceu no município de Pau dsos Ferros. Profissionais da região participaram do evento.

No momento de abertura dos fóruns, a presidente do Coren-RN, Suerda Santos Menezes, recebeu uma homenagem do enfermeiro e diretor do Hospital Municipal Áurea Maia e Figueiredo de São Miguel, Tássio Kleber de Carvalho. O enfermeiro leu um texto sobre a beleza e a realidade da enfermagem e entregou flores à presidente.

Emocionada, Suerda agradeceu, apresentou os principais objetivos da gestão atual no Conselho, se colocando à disposição de todos para qualquer e eventual dúvida ou auxílio.

O primeiro fórum da SBEn em Pau dos Ferros foi ministrado pelo enfermeiro e presidente do SINDERN, Luciano Cavalcanti, sobre Formação Política e Participação Emancipadora. Destacou a necessidade da aprovação do projeto de lei que regulamenta a jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem, além de alertar todos para se ter uma representação forte política.

A professora e presidente da ABEn, Francisca Nazaré Liberalino, apresentou a palestra sobre Formação Cidadã. De acordo com a professora, não é só o conhecimento da técnica que faz um bom profissional. "Precisamos formar pessoas que estejam preocupadas com os profissionais do nosso tempo", disse.

O fechamento dos fóruns se deu com a palestra de Suerda Menezes, que abordou o tema: Segurança e Competência no Trabalho. Como Enfermeira Responsável Técnica, Suerda apontou as principais devem saber e seguir: Lei do Exercício Profissional e o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. E abordou, principalmente, a respeito das medidas de segurança para prevenção de acidentes com pacientes e para se manter um ambiente de trabalho seguro.

"Apesar do número de participantes ter sido abaixo do esperado, a 76ª Semana Brasileira de Enfermagem em Pau dos Ferros foi bastante produtiva, com a presença de profissinais bem interessados na discussão", declarou a enfermeira fiscal da subseção do Coren-RN no município, Klégia Galiza.