15-05-2015
Mossoró é última cidade do RN a receber 76ª SBEn

Depois das cidades de Caicó e Pau dos Ferros, o Conselho Regional de Enfermagem do RN realizou hoje (15) a 76ª Semana Brasileira de Enfermagem em Mossoró. O evento aconteceu no auditório do Hotel Villa Oeste e participaram cerca de 80 profissionais e estudantes.

Compuseram a mesa de boas vindas, as presidente do Coren-RN e ABEn-Seção RN, Suerda Menezes e Francisca Nazaré Liberalino, o presidente do SINDERN, Luciano Cavalcanti, a secretária adjunta municipal de Saúde, Silvana Escóssia e a conselheira Maria Jardete Ferreira.

Os fóruns foram iniciados pela professora Francisca Nazaré Liberalino, que apresentou o tema central da Semana “A enfermagem em defesa do SUS: construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde”, mostrando um pouco da criação do Sistema Único de Saúde – SUS. Também discorreu sobre “Formação Cidadã”, alertando para a importância de uma profissionalização mais consciente dos problemas da realidade e mais reflexiva. “Não se faz transformação social sem educação”, disse.

Antes do segundo fórum, foi servido um coffee break aos participantes do evento.

A presidente do Coren-RN, Suerda Menezes, ministrou a palestra sobre “Segurança e Competência no Trabalho”, chamando a atenção para as metas internacionais para a segurança do paciente, por exemplo: a identificação correta do paciente e melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde. Em sua fala, presidente, que é Enfermeira Responsável Técnica (RT) também ressaltou a importância do apoio dos RT’s à fiscalização do Coren e ao Sindicato para a manutenção de um ambiente de trabalho seguro.

O tema “Formação Política e Participação Emancipadora” foi apresentado pelo presidente do SINDERN, Luciano Cavalcanti, que, primeiramente, explicou como funciona do Sindicato, depois trouxe reflexões sobre as condições atuais dos profissionais de enfermagem.

Para a enfermeira fiscal da subseção do Coren-RN em Mossoró, Virgínia Azevedo, “a 76ª SBEn na cidade foi muito produtiva, não só pela quantidade de profissionais e universitários que compareceram, como também pela oportunidade de crescimento oportunizada”.