01-07-2015
Presidente do Cofen envia mensagem no Lançamento do Perfil da Enfermagem no RN

Mensagem do Presidente do Cofen

Natal/RN – 16/06/2015

Agradeço em nome do Conselho regional de Enfermagem, pela presença de todos – e de todas, porque apesar do aumento da presença dos homens, a Enfermagem no Brasil e no Rio Grande do Norte ainda é majoritariamente feminina.

A pesquisa Perfil da Enfermagem apresenta uma nação de 1,8 milhão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que estão 24 horas ao lado dos pacientes, e muitas vezes parecem invisíveis nos hospitais, nas unidades de Saúde e aos olhos dos formuladores de políticas públicas.

Não se faz saúde no Brasil, e em nenhum país do mundo, sem recursos humanos. A enfermagem representa mais da metade dos trabalhadores da saúde brasileira.

Não se pode mais alegar desconhecimento. A pesquisa Perfil da Enfermagem apresenta um diagnóstico detalhado da situação que o profissional de Enfermagem conhece na prática: baixos salários, desgaste profissional, jornada exaustiva, invisibilidade.

A pesquisa sobre o Perfil da Enfermagem foi realizada em 50% dos municípios brasileiros e em todos os 27 estados da Federação. Essa pesquisa tem resultados nacionais, regionais e por Estado, permitindo conhecer e intervir na realidade, inclusive em nível local.

O objetivo do Conselho Federal de Enfermagem ao encomendar uma pesquisa tão ampla à Fiocruz, não foi apenas o de conhecer a realidade, mas de conhecer para transformar esta realidade. O Cofen defende a jornada de trabalho de 30h semanais para Enfermagem e a criação de um piso salarial nacional.

Aqui no Rio Grande do Norte, a pesquisa encontrou salários aviltantes. Mais de um quarto da equipe de Enfermagem tem renda mensal de até mil reais. Há profissionais recebendo menos de um salário mínimo por mês! É essa a situação de quem cuida da vida no Rio Grande do Norte.

Apesar disto, a Enfermagem do Rio Grande do Norte não deixa de buscar mais e mais qualificação. Entre técnicos e auxiliares, que são profissionais de nível médio, mais de um terço fizeram ou estão fazendo curso superior e 80% desejam fazer. Então, podemos dizer, sem dúvidas, que o profissional de Enfermagem do Rio Grande do Norte merece parabéns. Mais que os parabéns, merece também respeito e valorização, por meio de melhores salários e condições de trabalho.

Um abraço aos profissionais de enfermagem do Rio Grande do Norte.