14-01-2015
João Câmara/RN recebe UTI Móvel da Samu 192

O secretário estadual da Saúde Pública, Ricardo Lagreca e a Coordenadora Geral do Samu 192 RN, Cecília Picinin, realizaram na tarde desta terça-feira (13) a entrega oficial de uma Unidade de Suporte Avançado (USA) ao município de João Câmara, onde desde 2011 funciona uma Unidade Suporte Básico (USB). A nova USA servirá para cobrir os casos de maior gravidade nas BRs 406 e 101 Norte, atendendo a uma população aproximada de 327 mil pessoas, da região do Mato Grande, além dos municípios de Touros, Macau e Lajes.

Na ocasião o secretário Ricardo Lagreca destacou a importância do Samu RN dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e o seu gerenciamento no RN.

“Certamente o serviço oferecido pelo Samu é essencial e decisivo para salvar vidas. É um dos mais importantes e complexos serviços oferecidos pelo SUS. No RN o atendimento é perfeito e está cada vez melhor! A implantação de uma USA nesta região é um pedido antigo da população. Estou feliz em poder participar deste momento. Graças ao Samu 192 RN é possível atender prontamente as ocorrências graves que ocorrem em todos os cantos do estado”, destacou Ricardo Lagreca.

Com a ampliação do serviço, a base descentralizada de João Câmara passa a contar com 12 médicos, 6 enfermeiros, 6 técnicos de enfermagem e 12 condutores, onde atuarão distribuídos nas Unidades Básica e Avançada, em regime de plantão 24 horas, todos os dias da semana.

Segundo a coordenadora geral do SAMU 192/RN, Cecília Picinin, a ampliação dos serviços do Samu 192 RN na região do Mato Grande e cidades circunvizinhas representa um avanço no processo de regionalização do Serviço que conta com a parceria dos municípios, estado e união.

“Toda a parte de aquisição e manutenção de ambulância, fardamento, medicamentos, insumos, capacitação e contratação de parte dos profissionais e combustível fica sob a responsabilidade dos governos Federal e Estadual. A prefeitura entra com a estrutura física da base e contratação da outra parte dos profissionais que vão atender na unidade”, explicou.

De acordo com o Coordenador Médico do Samu RN, Cláudio Macedo, a entrega da UTI Móvel no Mato Grande vai melhorar o tempo resposta em todas as ocorrências na região, onde os agravos agora serão atendidos mais rapidamente, fortalecendo o atendimento de urgência e emergência no estado.

“Antes, esse Suporte Avançado era deslocado de Macaíba para socorrer algum agravo no Mato Grande. Com essa descentralização diminuímos em uma hora e meia o nosso tempo resposta. O município de João Câmara tem uma posição geográfica estratégica e possui um importante hospital regional. O atendimento será regulado pela Central do SAMU 192 RN. Estamos convictos que os resultados serão positivos”, disse o coordenador médico.

A solenidade de entrega da USA em João Câmara contou ainda com a participação do prefeito de João Câmara, Ariosvaldo Targino de Araújo, da secretária municipal de Saúde, Andrelucia Cordeiro do Nascimento Silva, da diretora geral do Hospital Regional Josefa Alves Godeiro, Denise Aragão, e do gerente da III Unidade Regional de Saúde (URSAP), João Orácio de Góis.

Desde 2011, o SAMU vem registrando uma considerável ampliação da cobertura no Rio Grande do Norte. Hoje, o percentual de cobertura populacional gira em torno dos 75%. Para se ter uma ideia desse crescimento, em 2011, o número de atendimentos a ocorrências no estado que foi de 2.708 pulou, em 2014, para 18.326. Já os números gerais de orientações médicas e outros atendimentos chegaram à marca de 31.113, no ano passado.

O SAMU 192 está presente no Rio Grande do Norte em 64 municípios, abrangendo uma cobertura populacional de cerca de 2,5 milhões de habitantes. Atualmente são 55 ambulâncias, 03 motolâncias, 02 caminhões baú, 05 segways, 01 aeronave e 02 carros 4x4.

Fonte: Ascom - Sesap/RN