27-07-2015
Profissionais do Hospital Dr. Ruy Pereira recebem visita da presidente do Coren

Conhecer de perto a realidade e principais problemas dos serviços de saúde do Rio Grande do Norte, orientar o profissional de enfermagem estando mais próximo das demandas da classe, com esse objetivo o Coren-RN realizou mais uma visita aos serviços, na manhã deste sábado (25). A unidade visitada foi o Hospital Dr. Ruy Pereira.

A presidente do Coren-RN , Suerda Menezes, participou da ação juntamente com a enfermeira fiscal Ana Katarine de Oliveira percorrendo todos os setores da instituição e ouvindo os diversos profissionais presentes. Foram averiguados as condições de funcionamento do Centro Cirúrgico, da Central de Esterilização de Materiais, das UTIs e dos setores de internação.

As representantes do Conselho repassaram em todos os setores orientações importantes para o exercício profissional e os servidores falaram das condições de trabalho no Hospital. Uma reclamação recorrente foi sobre a sobrecarga de trabalho devido ao dimensionamento. Com relação a essa questão a fiscalização solicitou aos recursos humanos do hospital a escala com todos os profissionais lotados na unidade e os que estão em desvio de função para análise. Também foram abordadas as questões relativas a greve e a presidente do Coren-RN enfatizou a importância do engajamento do nível superior neste processo e a liberação das pessoas para participação observando a necessidade de priorização da vida humana.

Outro ponto observado foi a necessidade da utilização dos EPIs pela equipe a fim de evitar a contaminação não só do doentes, mas da equipe de saúde e seus familiares, assunto debatido, especialmente, com a equipe de feridas existente na instituição.

Suerda Menezes avaliou como muito positiva a ação e informou que as visitas ao serviços com a presença da direção do Coren-RN fazem parte de um projeto permanente da atual gestão, estando previstas a ida a outras unidades.