23-07-2015
As discussões avançam em mais uma reunião sobre o protocolo do acompanhante

Dando continuidade as discussões para elaboração e implatação do protocolo para o acompanhante do paciente internado nos hospitais do RN, o Coren-RN participou, nesta quarta-feira(22), pela manhã, de reunião no Cefope. Na reunião foi enfatizada a importância do acompanhante enquanto direito do cidadão e suas contribuições para uma maior eficácia do tratamento.

Representando o Coren estiveram presentes o conselheiro Ricardo Manhães e a conselheira Neusa da Nóbrega. Ricardo Manhães enfatizou que o cuidado ao paciente faz parte das atribuições da enfermagem, não podendo ser delegado ao acompanhante. "Temos que contemplar no protocolo as orientações ao acompanhante para que ele possa dar continuidade ao tratamento domiciliar após a alta, nesse aspecto a participação da equipe de enfermagem do SAD na elaboração do protocolo é fundamental.", lembrou.

Representantes dos hospitais Giselda Trigueiro, Walfredo Gurgel e Santa Catarina apresentaram relatório com suas experiências a respeito do tema. Foram abordadas questões como as interações medicamentosas provinientes da medicação feita pelo acompanhante sem acompanhamento médico, a criação de equipes de curativos para o cuidado contínuo as feridas, a definição do papel do acompanhante, a necessidade de qualificar a comunicação com o acompanhante, as condições estruturais e de alimentação das unidades, as orientações da CCIH, questões do acompanhante idoso e menor de idade, as resistências na equipe a presença do acompanhante, a falta de informações sobre a conduta médica, dentre outros.

Como encaminhamento das discussões foi constituido um grupo de trabalho para fazer um consolidado dessas três experiências a ser apresentado para o grupo no próximo dia 19 de agosto. Também nesse encontro, foi estabelecido que após a elaboração do protocolo, ele será enviado para o Conselho Estadual de Saúde para que se elabore uma Resolução a ser seguida em todo o Estado.