19-08-2015
Coren acompanha campanha de vacinação em Mossoró-RN

Cumprindo seu papel de zelar pelo exercício profissional de qualidade, o Coren-RN esteve na manhã do último sábado(15) acompanhando a Campanha de Vacinação no município de Mossoró/RN.  Foram visitadas 22 unidades de saúde que estavam promovendo a vacinação das crianças. O monitoramento dessas atividades realizadas pelos profissionais de enfermagem foi feita pelo conselheiro, Jarbas de Morais Paiva, e pela Enfermeira Fiscal, Virgínia Rose Azevedo.

A ação teve como objetivo de atender a uma solicitação da secretaria de saúde e de averiguar uma denúncia do Sindserpum. No último dia 14, o Coren recebeu uma carta aberta de um grupo profissionais que pedia o apoio da Autarquia para exercer as atividades de enfermagem de forma voluntária no lugar dos profissionais que estavam em greve, a fim de evitar prejuízos à população. Além dessa carta, o Regional recebeu o ofício nº 519/2015 da Secretária de Saúde de Mossoró, Leodise Maria Dantas, solicitando apoio no sentido de sensibilizar os profissionais a atuarem na campanha evitando danos à saúde da comunidade.

Por outro lado o SINDISERPUM enviou alerta à população informando que as salas de vacinação não teriam Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem preparados para administração das vacinas.

Para intermediar esse conflito o Coren-RN esteve presente nessas 22 unidade e pode comprovar que tudo transcorreu dentro da normalidade, não sendo constatada nenhuma irregularidade.

A presidência do Coren se posiciona a favor da luta dos profissionais por melhores condições salariais ao mesmo tempo que destaca que as negociações devem ser travadas, sem que hajam prejuízos irreparáveis a vida humana e a sua saúde.