31-12-2023
Coren, Sindsaúde e CMS averiguam condições de trabalho na UPA da Cidade da Esperança

Durante a visita foram detectados problemas na infraestrutura e segurança da unidade, bem como sobrecarga profissional

Na manhã da última segunda-feira (26), o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte(Coren-RN), conjuntamente com o Sindsaúde e Conselho Municipal de Saúde de Natal, promoveu visita a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade da Esperança para averiguar as condições de trabalho, precarização, ambiência, dimensionamento de enfermagem e a falta de segurança.

A fiscalização conjunta aconteceu após os representantes tomarem conhecimento de denúncias de ocorrências de agressões verbais e físicas na UPA, colocando os profissionais de enfermagem em situações de vulnerabilidades. A vistoria faz parte de uma série de visitas conjuntas que acontecerão, inicialmente, nas UPAs e depois nas demais unidades de saúde.

Durante a visita foram constatadas as péssimas condições de trabalho com a infraestrutura precarizada como podem ser conferidas nas imagens registradas. Também foram detectados problemas no dimensionamento e segurança, havendo registro, na semana passada, de mais um caso de agressão envolvendo um paciente psiquiátrico.

Segundo o Conselheiro Ronny de Tarso, que participou da fiscalização juntamente com o presidente do Coren-RN, Egídio Júnior, as situações encontradas são inconcebíveis. “O objetivo agora é construir um relatório das situações verificadas, encaminhar para autoridades responsáveis, para que de forma célere a SMS de Natal e o Ministério Público possam tomar as devidas providências”, afirmou.