09-04-2024
Falta de infraestrutura leva o Coren-RN a interditar mais uma UBS em Natal

Mais uma Unidade Básica de Saúde(UBS) de Natal foi interditada pelo Coren-RN. A interdição ética aconteceu, nesta segunda-feira (07), na UBS do KM6, no bairro das Quintas, em Natal, devido a unidade não oferecer condições mínimas para o exercício das atividades de enfermagem. Foram interditadas a sala de curativas, sala de vacina e consultórios da enfermagem.

O procedimento aconteceu após a unidade de saúde ser fiscalizada e notificada por falta de condições na estrutura para o exercício da enfermagem, colocando em risco o profissional e população assistida. Após essa fiscalização, o Coren-RN instaurou um procedimento de sindicância, sendo a Secretaria Municipal de Saúde de Natal(SMS) notificada, mas não apresentando ao Coren-RN nenhum retorno. Decorridos os prazos, as irregularidades não foram sanadas sendo deferido pelo plenário do Coren-RN a interdição ética dos serviços de enfermagem.


Presente no ato de interdição, o presidente do Coren-RN, Egídio Júnior, destacou que a interdição ética é uma das últimas alternativas de ação utilizadas pelo Conselho, depois de encerrar todas as tentativas de sanar as irregularidades detectadas. Durante o ato foi orientado como a direção da unidade e os profissionais de enfermagem, devem proceder até que a unidade possa voltar a funcionar dentro dos parâmetros de segurança.