25-09-2015
Perfil da Enfermagem terá publicação em livros e revistas acadêmicas

Plenária do Cofen aprova estratégia de divulgação editorial da pesquisa que traça um raio-x da profissão no Brasil

Mais amplo levantamento sobre uma profissão já realizado na América Latina, a pesquisa Perfil da Enfermagem (Cofen/Fiocruz) vai se desdobrar em livros e artigos científicos. A estratégia de divulgação editorial, aprovada nesta quarta-feira (23/9) pela plenária do Cofen, amplia o alcance da pesquisa e seus desdobramentos.

Além do relatório final, publicado em 28 volumes com previsão de lançamento ainda em 2015, a estratégia inclui a publicação de artigos em revistas científicas de grande circulação e prestigio, e a publicação de livros, permitindo analisar em profundidade os dados. O relatório terá versão impressa e digital, disponibilizada gratuitamente online.

Os resultados foram lançados em cada Estado brasileiro, entre abril e setembro, e debatidos com os profissionais e gestores, em seminários com a presença da Fiocruz, Cofen e dos Conselhos Regionais de Enfermagem.

Um livro sobre a pesquisa, editado em parceria com a Fiocruz e a editora Prismas, será lançado em 2016. A mesma editoria deva lançar duas coletâneas relacionadas à pesquisa, a primeira sobre a formação da Enfermagem e a segunda sobre mercado e condições de trabalho.

Edição especial da Revista Enfermagem será dedicada à pesquisa, com lançamento em dezembro. A estratégia de divulgação editorial prevê ainda edições especiais da “Cebes – Divulgação em Saúde para Debate” e dos “Cadernos de Saúde Pública”, revista classificada como de maior impacto científico, com nota máxima em todas as áreas.

Políticas Públicas – A pesquisa foi realizada pela Fiocruz, por iniciativa do Cofen, com o objetivo de gerar dados amplos e confiáveis que permitissem avaliar a situação da profissão e propor mudanças. Seus resultados já subsidiam projetos de lei e propostas de políticas públicas, como os projetos da Lei do Descanso (PLS 597/2015) e da Proibição do Ensino à Distância na formação de profissionais de Enfermagem (PL 2891/2015). Propostos pelo Cofen, o primeiro foi apresentado pelo senador Valdir Raupp (PMDB – RR) e o segundo pelo deputado Orlando Silva (PC do B – SP).

Fonte: Ascom - Cofen