30-09-2015
Coren participa de reunião sobre segurança na USF de Vale Dourado

Preocupados com a garantia da segurança da Unidade de Saúde da Família de Vale Dourado, localizada no Distrito Sanitário Norte II, profissionais de saúde, líderanças comunitárias, representantes do sindicato de Enfermeiros do RN - Sindern e representantes do Coren-RN e CRO-RN, se reuniram na manhã do último dia 29, para debater estratégias de enfrentamento da violência. Recentemente a unidade passou por 4 assaltos, o que tem ocasionado um clima de muita insegurança e receio entre os profissionais de saúde.

Durante a reunião o representante do Coren-RN, Conselheiro Ricardo Manhães, enfatizou que este é um problema enfrentado por várias unidades de saúde em Natal, apontando como saída possível um trabalho de conscientização em uma reunião mais ampliada com a participação da população e dos líderes comunitários sobre a importância do trabalho desenvolvido e a necessidade da continuação das atividades de forma segura para os profissionais.

Lembrou que existe a previsão legal no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem de paralização dos serviços após comunicação escrita ao Coren em casos de insegurança. O artigo 61 diz que é direito: "Suspender suas atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições dignas para o exercício profissional ou que desrespeite a legislação do setor saúde, ressalvadas as situações de urgência e emergência, devendo comunicar imediatamente por escrito sua decisão ao Conselho Regional de Enfermagem".

Os profissionais de saúde presente se mostraram bastante angústiado com a situação e reivindicam da Secretária Muncipal de Saúde a implantação de plano de segurança para a Unidade com colocação de câmeras, segurança municipal armada e ronda da polícia na unidade.