26-11-2015
Exposição que destaca negros na Enfermagem homanageia profissional do RN
Resiliência e militância em prol da Enfermagem e da Saúde Coletiva marcam trajetória dos homenageados pelo MuNEAN

A história da Enfermagem brasileira e a contribuição dos profissionais afrodescendentes é tema da exposição inaugurada nesta terça-feira (24/11) pelo Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery – MuNEAN, no centro histórico de Salvador. Sob uma perspectiva de história viva e em construção, a exposição também faz referência aos profissionais que se destacam pela sua contribuição social, cultural e militante para a Enfermagem. Homenageados na abertura da exposição, os profissionais se emocionaram ao recordar suas trajetórias, marcadas pela militância e pela superação de dificuldades.

A exposição apresenta trajetórias pouco conhecidas de profissionais de Enfermagem, como a de mãe Stella de Oxóssi. Ialorixá e membro da Academia Baiana de Letras, mãe Stella é também enfermeira, tendo exercido a profissão por três décadas até se aposentar. Nair Paula de Melo, enfermeira da Força Expedicionária Brasileira (FEB), é uma das homenageadas em painel, assim como os primeiros alunos negros das escolas de Enfermagem, e os milhares de afrodescendentes que atuavam no cuidado, antes da institucionalização da profissão.

Entre os homenageados foi indicada pelo Coren-RN, Enfermeira Vera Lúcia da Silva Ferreira. Profissional natural de Monte Alegre/RN com vasta experiência de dedicação e contribuições ao serviço público do Rio Grande do Norte. Vera Lúcia é formada em Enfermagem e Obstetrícia pela UFRN, pos-graduada em Saúde Pública pela Fundação Osvaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde; pós-graduada em Desenvolvimento de em  Recursos Humanos em Saúde (UFRN); pós-graduada em Formação Pedagógica em Educação Profissional na área de saúde (UFRN). Atuou na Sesap-RN como servidora de 1980 a 2013, exercendo funções na IV Diretoria Regional de Saúde em Caicó/RN(Equipe de Supervisão); Unidades Básicas de Saúde; no corpo diretivo/docente do Projeto Larga Escala do Cefope-RN; na coordenação geral do projeto de profissionalização dos trabalhadores de Enfermagem-Profae no Cefope, na central de transplante e na coordenação de Recursos Humanos. Atualmente exerce as atividades de Enfermeira na Unidade de Estratégia de Saúde da Família de Nordelandia, sendo servidora da Secretaria Municipal de Saúde do Natal.