27-11-2015
Deputada Cristiane Brasil propõe PL das “Casas de Enfermagem”
Irene Ferreira, vice-presidente do Cofen, reafirmou a importância da representatividade política e a disposição em dialogar para aperfeiçoar o projeto

A deputada federal Cristiane Brasil (PTB – RJ) apresentou, em visita à sede do Conselho Federal de Enfermagem, nesta quarta-feira (25/11), o projeto para a criação de “Casas de Enfermagem”, instituições de Saúde onde atuariam unicamente profissionais da área de Enfermagem. “No Canadá já existe projeto similar, e os resultados têm sido positivos”, afirmou a deputada.

Atualmente, as Instituições de Longa Permanência (ILPs), conhecidas como “asilos”, não são consideradas instituições de Saúde, o que restringe fiscalização.

A deputada é autora do Projeto de Lei 2029/2015, que institui a Política Nacional do Cuidado. Apresentado em junho, o PL tramita na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Cristiane Brasil se mostrou muito interessada em lutar pela melhoria da saúde no Brasil, e emestreitar o relacionamento com o Cofen.

Irene Ferreira, vice-presidente do Cofen, reafirmou a importância da representatividade política da Enfermagem e a disposição em dialogar para aperfeiçoar o projeto.”Será essencial nossa participação nas discussões, a fim de levar as principais demandas da classe para que o projeto atenda às necessidades”, afirmou.

A vice-presidente do Cofen entregou o quadro-resumo da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil. O maior levantamento já realizado sobre uma profissão na América Latina, a pesquisa, realizada pela Fiocruz por iniciativa do Cofen, traz um diagnóstico completo e detalhado da situação da profissão no Brasil. A pesquisa revela forte desgaste profissional, baixos salários e indícios de saturação do mercado profissional.

 

Fonte: Ascom - Cofen