01-02-2016
Gestão “Compromisso Ético” faz avaliação de primeiro ano à frente do Coren-RN

A gestão 2015-2017 “Compromisso Ético” encerrou seu primeiro ano de mandato. É tempo de avaliar as ações realizadas. Foi um período de muito empenho para desenvolver uma gestão participativa, ouvindo profissionais e através de agenda política com entidades regionais e nacionais de enfermagem e saúde.

O Conselho Regional de Enfermagem do RN participou ativamente de reuniões com os Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde, Sindicato de Enfermeiros do RN (SINDERN), Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (SINDSAÚDE) e Sindicato dos Servidores Públicos de Natal (SINSENAT). Outra medida importante foi dialogar com os profissionais nas reuniões com enfermeiros Responsáveis Técnicos e, no período de greve dos servidores, em visitas a hospitais da grande Natal.

A gestão realizou a Semana Brasileira de Enfermagem - SEBEn, com programação na capital do estado e nos municípios de Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros, e outros eventos da área em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção RN (ABEn), SINDERN e com o SAMU, disponibilizando vagas para profissionais em cursos de atualização. Em 2016, queremos ampliar, ainda mais, essa participação nesses eventos.

Apesar da forte resistência realizada pelo governo federal e Congresso, continuamos as lutas pela aprovação da Lei Federal que regulamenta a jornada de 30 horas e o piso salarial para a categoria de enfermagem. Em Natal, reivindicamos fortemente a não redução salarial no município em audiências públicas realizadas na Câmara Municipal e reuniões com o Secretário de Saúde.

Visando qualificação, eficiência e eficácia no trabalho dos empregados públicos do Coren-RN, a gestão instituiu um programa de educação permanente oportunizando o treinamento de profissionais de vários setores.

Foram empreendidas diversas ações visando a melhoria da assistência da enfermagem no RN, através de uma agenda constante de reuniões com Promotoria da Saúde, do Idoso e da Educação. Além disso, instituímos Comissões de Ética em diversas unidades de Saúde.

Trazendo resultados concretos para os profissionais de enfermagem, no ano passado foram ajuizadas 24 ações civis públicas e conquistadas 6 liminares. Essas ações, ajuizadas pela Procuradoria Jurídica do Coren-RN, significaram a contratação de Enfermeiros durante as 24 horas de funcionamento de unidades de saúde para orientar e supervisionar os profissionais técnicos e auxiliares de enfermagem em todos os setores. A indicação de Responsável Técnico (RT) registrado no Coren-RN para aferir orientar, dirigir e coordenar os serviços de enfermagem e a proibição aos profissionais de Enfermagem de trabalharem como auxiliar do médico nas cirurgias e dos auxiliares de enfermagem atuarem nas urgências e emergências. Além dessas ações, o Coren-RN participou de termos de ajustamento de conduta com Promotorias de diversos municípios do Estado visando entre outras medidas aumentar o quantitativo de profissionais de enfermagem na assistência a população.

Enfim, fazendo um balanço podemos afirmar que 2015 foi sinônimo de dedicação, trabalho árduo e compromisso com as metas. Sabemos que não existem conquistas fáceis, mas manteremos firmes em nossos propósitos. Esperamos, neste ano que se inicia, estreitar, ainda mais, nossos laços com os profissionais e avançar no atendimento dos anseios da categoria e da sociedade em geral.