12-04-2016
Coren-RN participa de discussão sobre Problemas da Saúde de Natal na Câmara

Representando o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN), a presidente, Suerda Santos Menezes, participou, nesta segunda-feira (11) de Audiência Pública, na Câmara Municipal de Natal. A reunião, que foi uma proposta da Comissão de Saúde, Assistência Social e Direito do Consumidor da Casa, presidida pelo vereador Fernando Lucena, discutiu os Principais problemas nos Serviços de Saúde no Município de Natal.

Além da presidente do Coren-RN, participaram também representantes do Conselho Municipal de Saúde, do Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (SindSaúde), da Promotoria de Saúde, o secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, agentes comunitários e vereadores.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Geolípia Jacinto da Silva, iniciou o debate apresentando, através de fotos, os principais problemas enfrentados nos serviços de Saúde de Natal. Destacou a necessidade urgente da realização de um concurso público e as deficiências estruturais existentes em algumas unidades básicas e hospitais.

Em sua fala, a presidente Suerda Menezes enfatizou a importância de discussões como essa para que se socialize os desafios vivenciados por quem trabalha na assistência à saúde e se busque soluções juntos, “Não podemos colocar a responsabilidade somente no gestor, mas precisamos cobrar de todos envolvidos. Torço para que a Saúde consiga atender a população como deve e que as condições de trabalho dos profissionais sejam melhores”, disse.

Os vereadores trouxeram questionamentos da população de determinados bairros e o secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, aproveitou sua participação para fazer uma prestação de contas do que a secretaria vem realizando nos últimos meses, além de esclarecer as dúvidas apontadas.