04-05-2016
Coren-RN discute saúde do profissional na Semana da Enfermagem 2016

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) promove, nos dias 12 e 13 de maio, a sétima edição da Semana de Enfermagem e propõe discutir um tema de bastante relevância para o atual cenário da enfermagem: “Saúde do trabalhador, desafios e avanços para a Enfermagem do RN”.

As condições de trabalho do profissional de enfermagem têm refletido não só na qualidade da assistência à saúde da população como também na própria qualidade de vida dos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, que atuam no setor público e também no setor privado.

Durante o evento, os profissionais de Enfermagem vão elaborar a Carta de Natal, propondo uma política de saúde da categoria para ser entregue aos órgãos competentes da Saúde do âmbito municipal e estadual.

Nos dois dias da VII Semana da Enfermagem acontecerá, pela primeira vez, o projeto “A Enfermagem é mais...” que tem como objetivo proporcionar um espaço para que profissionais de enfermagem que desenvolvem trabalhos artísticos possam se apresentar e expor seus talentos.  Será uma oportunidade de mostrar e conhecer produções musicais, literárias, fotográficas, dentre outros e permitir a interação entre os colegas participantes.

Ainda dentro da programação, no dia 19, Natal recebe uma exposição itinerante do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (Munean). A palestra e a mostra expositiva “O legado cultural de Anna Nery: Patrona da Enfermagem brasileira” acontecerá no Departamento de Enfermagem da UFRN, a partir das 9h.

Assim como nos anos anteriores a realização do evento acontece em virtude das datas que comemoram o Dia Nacional do enfermeiro (12/05) e o Dia Nacional do Auxiliar e Técnico de Enfermagem (20/05).

A VII Semana da Enfermagem acontecerá no auditório da Escola de Governo do RN. Confira a programação:

12/05

8h30 - Sessão de abertura

9h30 às10h30 - Homenagens às personalidades

11h às 12h - Coquetel e apresentações artísticas de profissionais da Enfermagem - Projeto ‘‘A Enfermagem é mais...’’

14hàs 17h – Palestra: Organização da Enfermagem Potiguar

Discussão sobre as Condições de Trabalho da Enfermagem no RN

13/05

8h30 às 12h - Mesa Redonda ‘‘Condições de trabalho: reflexos na saúde do profissional de enfermagem e na assistência à saúde da população ’’ - Participação do Legislativo Estadual, Municipal, Sindicatos, Representantes da Secretaria de Saúde Estadual e Municipal, Coren-RN e Aben-RN.

14h ás 16h - Elaboração da Carta de Natal junto aos Profissionais de Enfermagem destinada ao Secretário de Saúde do Estado e do Município e ao Legislativo Estadual e Municipal

16h às 17h - Coquetel e apresentações artísticas de profissionais da Enfermagem - Projeto ‘‘A enfermagem é mais...’’

16/05

14h - Audiência Pública sobre a Valorização da Enfermagem, na Assembleia Legislativa do RN