06-05-2016
Cofen e Conasems discutem dispensação de medicamentos

Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde também defendeu ampliação da presença da Enfermagem no Saúde da Família e a formação presencial na Enfermagem

A dispensação de medicamentos em Unidades Básicas de Saúde e ampliação da presença de técnicos de Enfermagem e enfermeiros nas equipes de Saúde da Família foram discutidas pelos presidentes do Cofen, Manoel Neri, e do Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde), Mauro Junqueira, que participou da reunião com a assessora técnica Denise Rinehart. O Conasems declarou, ainda, apoio à luta do Cofen pela formação presencial e de qualidade.

O Cofen declarou apoio à proposta do Conasems de flexibilizar a composição básica das equipes de Saúde da Família, com possibilidade de substituição de agentes de Saúde por técnicos em Enfermagem. Os agentes poderiam continuar a fazer parte das equipes, conforme as necessidades de cada comunidade, mas deixariam de ter presença obrigatória. “A proposta do Conasems aumentaria a resolutividade das equipes”, afirmou Neri.

O presidente Manoel Neri defendeu ainda a ampliação do número de enfermeiros na equipe do Saúde da Família de um para dois, tendo em vista que o enfermeiro é responsável pela coordenação da equipe e a assistência direta à população. “Tal medida também aumentaria a resolutividade e melhoraria a cobertura das ações e serviços prestados à população”.

O Cofen avalia revisão do posicionamento institucional sobre a entrega de medicamentos não fracionados por profissionais de Enfermagem. A questão será levada ao plenário em junho. “Trata-se de uma atividade historicamente desempenhada pela equipe de Enfermagem e a interrupção súbita da entrega de medicamentos afeta gravemente os usuários do SUS”, afirmou Junqueira.

EaD em Enfermagem assusta gestores  – “Somos parceiros do Cofen na luta contra a formação a distância de enfermeiros e técnicos de Enfermagem”, declarou o presidente do Conasems. O SUS é o maior empregador da Enfermagem no Brasil. “Não se faz Saúde no Brasil e em nenhum local do mundo sem recursos humanos qualificados, e nós, profissionais de Enfermagem representamos mais da metade da força de trabalho do SUS”, afirmou Neri.

Fonte: Cofen