13-05-2016
Semana de Enfermagem chama atenção para união e organização política da classe

A Semana de Enfermagem 2016, promovida conjuntamente pelo Coren-RN, ABEn-RN e Sindern, durante os dias 12 e 13, chamou a atenção para a importância de uma maior união, participação e organização política da Enfermagem. “Somente com a união e participação de todos é possível se avançar nas conquistas, na valorização e no reconhecimento profissional”, lembrou,  Suerda Menezes, presidente do Coren-RN, durante a abertura do evento realizado, no auditório da Escola de Governo RN.

Compuseram a mesa de abertura a presidente do Coren-RN, Suerda Menezes, a presidente da ABEn-RN, Nazaré Liberalino, o presidente do Sindern, Luciano Cavalcanti, o representante do Cofen, Ricardo Pires, o representante do secretário municipal de saúde de Natal, Marcelo Bessa.

Na parte da manhã do dia(12) foram homenageadas personalidades de destaque da Enfermagem do RN. Entre os homenageados estavam a enfermeira Fiscal Valkíria Martins, que vem prestando relevantes serviços a Enfermagem Potiguar.

Encerrando as atividades da manhã, foi ministrada palestra motivacional sobre a qualidade de vida no ambiente do trabalho com a psicopedagoga, Lucila de Noronha.

Antes de começar a palestra da segunda parte do dia, o enfermeiro Irisson Mano se apresentou cantando algumas músicas para o público.  Ele e mais duas enfermeiras,  Sandra Nascimento e Maria do Socorro Rocha, que fizeram a exposição de seus livros, "A protetora" e "Aquarela Brasil", respectivamente,  participam do projeto "A Enfermagem é mais...", que durante o evento abriu espaço para profissionais mostrarem seus talentos.

Visão Histórica

A organização da Enfermagem potiguar: uma visão histórica foi o tema da palestra do professor e enfermeiro Djailson José Delgado,  o qual fez uma viagem no tempo, através de pesquisas de como surgiu a Enfermagem e de sua chegada no Rio Grande do Norte.

Em sua explanação destacou que em 1860 foi criada a Fundação Escola de Enfermeiras, em Londres e sessenta e três anos depois, inspirada pela fundação pioneira, chega ao Brasil uma escola nos mesmos moldes, com novos pensamentos e práticas da Enfermagem,  atualmente a Escola Anna Nery. De acordo com a pesquisa do  professor, a enfermagem só chegou no RN na década de 70, em Mossoró,  com a fundação da Escola de Enfermagem de Mossoró, e depois o reforço veio com a passagem do projeto Hope por Natal, em 1972, que ficou 10 meses na cidade com o navio-hospital realizando atendimentos a população. A partir daí, foi rápido a criação do curso de Enfermagem na Universidade Federal e de instituições como o Conselho Reginal de Enfermagem.

Após a finalização da palestra foi aberto momento para questionamentos sobre o trabalho exposto e assim se concluiu a programação do primeiro dia da VII Semana da Enfermagem.

Dia 13

As discussões sobre as "Condições de trabalho da Enfermagem: seus reflexos na saúde do profissional e qualidade da assistência a população" foram debatidas em Mesa-Redonda na manhã do dia 13. Compuseram a mesa representando o Legislativo Estadual, o deputado Carlos Augusto, e o Legislativo Municipal, vereador Klaus Araújo, além da presidente do Coren-RN, Suerda Menezes, a representante do Sindern, Justa Motta, a presidente da ABEn-RN, Nazaré Liberalino, e o represenante do secretário municipal de saúde, Marcelo Bessa.

A necessidade de uma mobilização da categoria para reivindicar melhorias nas condições de trabalho, mais reconhecimento e dignidade profissional foi o ponto central da discussões na Mesa. Foram levantado o diagnóstico das precárias condições de trabalho vivenciado pelos profissionais de enfermagem e a necessidade de união de todos para reverter essa realidade. Ao final do debate foi definido que será promovido um debate ampliado, num outro momento, para construção de uma carta com políticas para o setor que será encaminhada aos gestores.