17-05-2016
Audiência Pública discute Valorização da Enfermagem Potiguar

A valorização da Enfermagem Potiguar foi o tema discutido em Audiência Pública, na tarde desta segunda-feira (16), na Assembleia Legislativa do RN. A propositura da reunião foi do deputado estadual Carlos Augusto Maia. O evento faz parte da programação da Semana da Enfermagem e é uma das ações do Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem, 17 de maio.

Participaram da mesa, a presidente do Coren-RN, Suerda Menezes, a presidente da Aben Seção RN, Francisca Nazaré Liberalino, o presidente do Sindern, Luciano Cavalcanti, o presidente do Sindsaúde –RN, Manoel Egídio, o secretário adjunto de Saúde do município, Marcelo Bessa, a chefe do Departamento de Enfermagem da UFRN, Hylarina Maria Montenegro, a secretária de Recursos Humano da Sesap, Francisca Valda e a estudante de Enfermagem, Rosângela Félix.

A presidente, Suerda Menezes, abriu a discussão apontando números do Perfil da Enfermagem no RN e apontando as principais reivindicações pela valorização da profissão: Regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas semanais, instituição do piso salarial e implementação do dimensionamento de pessoal nos locais de trabalho.

O presidente do Sindern, Luciano Cavalcanti, destacou as consequências para a saúde do trabalhador, como a propensão a adquirir doenças, devido a exposição e carga de trabalho excessiva.

“A enfermagem tem avançado muito em qualificação dos profissionais, entretanto tem sofrido com a quantidade de escolas e o surgimento do ensino à distância”, disse na tribuna Francisca Nazaré Liberalino, presidente da Aben Seção RN, preocupada com a avaliação dos cursos técnico e superior e com o impacto negativo que a formação à distância pode causar na Enfermagem.

Encerrando a audiência, a secretária de Recursos Humanos da Sesap/RN, Francisca Valda, sugeriu outros temas para ampliar as discussões sobre valorização da Enfermagem, como a realidade da formação em enfermagem no estado e a criação de um programa de residências na área.

O deputado Carlos Augusto Maia se comprometeu em reunir as principais reivindicações da categoria (jornada de 30h e definição de piso nacional) e elaborar um documento para encaminhar ao Congresso Nacional.  “Faremos uma moção com assinatura e o apoio de todos os deputados para pressionar o Congresso a colocar as matérias em pauta”, finalizou.

No auditório estavam presentes profissionais e estudantes de enfermagem.