19-05-2016
Natal recebe exposição e palestra do Munean

Uma viagem pela história da Enfermagem, indumentárias, equipamentos utilizados, baneres com a narrativa histórica de Anna Nery. Quem esteve no Departamento de Enfermagem da UFRN na manhã de hoje (19), pode se aprofundar um pouco mais na história da patrona da Enfermagem Brasileira. A mostra expositiva do Museu Nacional da Enfermagem Anna Nery (Munean) apresentando todo esse acervo inciou nesta quinta-feira e prossegue até amanhã (20) na Universidade Federal.

O evento foi aberto com uma palestra sobre o "Legado Cultural de Anna Nery: Patrona da Enfermagem Brasileira", ministrada pela Dra. Maria Julia Lemos – Diretora Geral do Munean. Segundo Lemos, Anna Nery deixou um importante legado pela sua disponibilidade ao prestar cuidado de enfermagem durante a guerra do Paraguai e seus conhecimentos técnicos para época, atendendo a todos os doentes independente de nacionalidade e classe social. "A extensa lista de homenagens recebidas por essa pioneira da enfermagem, após a guerra, demostra o destaque obtido por ela, seu relevante trabalho e o importante papel social da profissão, servindo como fonte de inspiração aos novos profissionais do setor", comentou a diretora.

Para a presidente do Coren-RN, Suerda Menezes, é necessário que a enfermagem conheça a sua história e se aprofunde sobre quem somos. "Essas reflexões fortalecem a categoria, criando uma identidade e unidade entre os profissionais. Somente através dessa união, consciência de sua importância e participação será possível ganhar forças para lutar por melhores condições de trabalho.", afirmou Suerda.

Após a palestra a visitação teve continuidade e foi promovido um coquetel de confraternização entre os presentes. A exposição itinerante do Museu Nacional da Enfermagem Anna Nery está instalada no Departamento de Enfermagem e aberta a visitação do público até amanhã (20). 

O evento faz parte das comemorações da Semana de Enfermagem, que acontecem em todo o Brasil, e é promovido pelo Cofen e Munean com apoio dos Corens.