25-05-2016
EaD em Enfermagem será tema de audiências públicas em Natal

Os riscos à população de se formar profissionais de Enfermagem através da modalidade Ensino a Distância (EAD) serão tema de Audiências Públicas em Natal que ocorrem na Assembleia Legislativa do RN, no próximo dia 30, às 14h, e na Câmara Municipal de Natal, dia 31, às 9h. As audiências contarão com presença do presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Carlos Neri, e de representantes do setor.

Na ALRN a audiência é proposta pelo Carlos Augusto Maia (PSD) e na Câmara a proposição é do vereador, Klaus Araújo.

Em todo o Brasil o sistema Cofen/Conselhos Regional de Enfermagem tem se mobilizado em campanha contra a EAD “Uma profissão que lida com a vida não pode ser ensinada a distância”. Para o presidente do Cofen, Manoel Néri, “A Enfermagem exige habilidades teórico-práticas que não podem ser desenvolvidas sem o contato direto com o ser humano”.

O Coren/RN pretende através destas audiências conseguir o apoio dos parlamentares e das Autoridades Públicas envolvidas com este segmento visando fortalecer o Projeto de Lei 2891/2015, que proíbe a graduação de enfermeiros e formação de técnicos na modalidade EaD. Apresentado pelo deputado Orlando Silva (PC do B – SP), o projeto já recebeu parecer favorável da comissão de educação.

A situação do ensino à distância de Enfermagem no Brasil é estarrecedora. A operação EaD, realizada pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais, com visita in loco a 315 polos de apoio presencial dos cursos, constatou a ausência de infraestrutura e condições de ensino. Sem laboratórios, biblioteca ou condições mínimas de apoio, a maioria dos polos e não oferecem sequer condições para a prática de estágio supervisionado. São mais de 35 mil vagas oferecidas por Instituições de Ensino Superior nessa modalidade.

Homenagem

Em alusão à Semana Brasileira de Enfermagem, que acontece de 12 a 20 de maio em todo o país, será promovida também no dia 30, às 9h, na Assembleia Legislativa, uma sessão solene de homenagem a profissionais que se destacam na Enfermagem Potiguar, entre eles a enfermeira e presidente do Conselho Regional de Enfermagem do RN, Suerda Santos Menezes e o enfermeiro e presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Carlos Neri.