26-08-2016
Senafis debate proposta de resolução alterando dimensionamento de pessoal

Nova metodologia está em consulta pública no Portal Cofen

A nova metodologia de cálculo de dimensionamento de pessoal de Enfermagem foi apresentada e debatida pelos participantes do 8° Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais – Senafis, nesta quinta-feira (25/8). O método, apresentado pela professora Fernanda Fugulin, integrante do Grupo de Trabalho que desenvolveu a proposta, calcula o dimensionamento de pessoal com base no tempo necessário para cada procedimento e no grau de dependência dos pacientes.

Minuta de resolução alterando os parâmetros para o dimensionamento, elaborada pela GT que estudou os pontos críticos na Resolução 293/2004, está em consulta pública no Portal Cofen. Após contribuições, a proposta será votada pelo plenário do Cofen. Entre as principais mudanças, está a inclusão da categoria “alta dependência de Enfermagem”, por melhor retratar uma parcela significativa dos pacientes.

A palestra foi seguida de debate, com coordenação de Rachel Diniz, integrante da Câmara Técnica de Legislação e Normas (CTLN/Cofen). Quase todas as instituições fiscalizadas apresentam quantitativo de enfermeiros inferior ao indicado pelo Cofen. “Dimensionamento não é apenas uma questão técnica, mas também política. É preciso instituir uma política para resolver esta situação”, reconheceu Fugulin.

Cuidado e autocuidado – A palestra e debate sobre dimensionamento foram precedidos de apresentação da enfermeira Isabel Sousa sobre Práticas Integrativas Complementárias – PICs, com foco no tratamento da insônia. Distúrbios de sono são frequentes em profissionais de Enfermagem e podem aumentar o risco de ocorrências adversas. Participantes do 8° Senafis têm acesso a uma sala especial oferecendo atendimento com práticas integrativas.