20-02-2015
Segurança do paciente é tema de palestras no Walfredo Gurgel

Como forma de embasar e dar suporte ao atual processo de implantação das normas e diretrizes da política onde o foco deixa de ser somente o paciente e engloba familiares, acompanhantes e funcionários, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realiza duas palestras sob a ótica do tema “Segurança do Paciente”. No próximo dia 23, a partir das 15h, no auditório Rosângela Morais, a enfermeira especialista em saúde do trabalhador, do Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador (Nast), Cilane Cristina, fará uma apresentação sobre a Norma Regulamentadora nº 32. E no dia 26, o mestre em gestão da qualidade em serviços de saúde pela Universidade de Murcia (na Espanha), Zenilton Gama, falará sobre “Segurança do Paciente – Mudança de Cultura”, às 10h, também no auditório do hospital.

         Regularizada através da Portaria n.º 529, do Ministério da Saúde (MS) e pela Norma Regulamentadora (NR) n.º 36 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ambos os documentos contemplam seis itens essenciais que começam a ser postos em prática já a partir deste mês. São eles: prevenção de úlcera de pressão, higiene de mãos, prevenção de quedas, identificação correta do paciente, medicamento seguro e cirurgia segura.

         Para viabilizar todo o processo, foi criado o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) que atualmente está composto pelas enfermeiras, Cilane Cristina Vasconcelos (do Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador - Nast), Aline Moura (do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar), Evani Gomes de Souza (do Gerenciamento de Risco Sanitário e Ambiental), Flávia Maria Medeiros (do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar), pela médica, Hélida Maria Bezerra, pela fisioterapeuta, Selena Doriana, e pela farmacêutica, Nara Ruth Freitas e Paiva.

         O grupo vem mantendo reuniões semanais (desde o ano passado) para a construção do plano de ação e a elaboração de uma série de protocolos (com base nos seis disponibilizados pelo MS e pela Anvisa) adaptados a realidade do Walfredo Gurgel.

 

Fonte: Ascom - Sesap/RN