27-02-2015
Seminário internacional discutirá a precarização do trabalho em enfermagem

O 4º Seminário Internacional sobre o Trabalho em Enfermagem (SITEn) acontecerá em Salvador de 23 a 25 de abril e terá como tema “A Precarização do Trabalho em Enfermagem”. Organizado pela Associação Brasileira de enfermagem (ABEn), o seminário tem como objetivos estabelecer bases conceituais para a compreensão sobre o trabalho em enfermagem, divulgar a produção do conhecimento científico e de experiências no campo do trabalho em enfermagem e, por fim, formular um plano de intervenção para ser conduzido pela ABEn, organizações e instituições parceiras.

O evento terá um formato dinâmico, com sessões para aprofundar os eixos temáticos e salas com apresentação de trabalhos. A programação será aberta com a palestra Precarização do trabalho e gênero? e seguirá  com mesas redondas e debates sobre as implicações que a precarização acarreta no trabalho e na formação em enfermagem. Haverá também espaço para relatos de experiência. Palestrantes da Europa, Estados Unidos e América Latina estão entre os convidados.

Segundo a presidente da ABEn, seção Bahia, enfermeira Tânia Bulcão, a ideia é provocar o surgimento de propostas de intervenções para as entidades politicamente organizadas. “O campo de trabalho em enfermagem necessita ser compreendido e analisado para a emergência de propostas que confrontem as práticas e estratégias postas pelo modo de produção capitalista que desvalorizam a força de trabalho em enfermagem, estigmatizam socialmente o trabalho nesse campo e constrangem a participação da enfermeira/o, técnica/o e auxiliar de enfermagem na prestação, com qualidade, de ações e serviços de saúde”.

Informações detalhadas e inscrições no www.aben4siten.ufba.br

Fonte: Ascom Coren-BA