21-06-2017
Coren-RN negocia com SESAP/RN quantitativo mínimo de profissionais no Walfredo

Com o objetivo de obter uma solução para os problemas de dimensionamento de profissionais do Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel, a presidente do Coren-RN, Suerda Menezes, juntamente com o procurador jurídico, Glauter Medeiros, e a Enfermeira Fiscal, Marieta Tavares, participaram de reunião ontem(20), com representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública - SESAP/RN. No encontro, foi visto a adequação das escalas para manter um quantitativo mínimo em determinados setores do hospital que se encontram sem profissionais.

Trata-se de uma medida temporária, enquanto não é  realizado novo concurso para resolver de forma definitiva a questão.

Ação Cívil Pública

A reunião faz parte da negociação de um acordo na Ação Cívil Pública nº 0809296-95.4.05.8400 de autoria do Coren-RN contra o Estado do Rio Grande do Norte. Na ação, foi solicitada a contratação de enfermeiro e técnicos em enfermagem para suprir a demanda da instituição garantindo uma assistência segura. Solicitado também que os auxiliares de enfermagem que atuam nos setores de urgência/emergência, pronto socorros, fossem substituídos por técnicos de enfermagem no prazo de 120 dias. Outro pedido foi a regularização da responsabilidade técnica.

O Estado informou em audiência realizada no último dia 10 de abril que está contratando através de processo simplificado 100 técnicos em enfermagem e 70 enfermeiros para atender as unidades do Estado. Comunicou ainda que está planejando remanejar profissionais de outros hospitais da rede que sob utiliza a mão de obra para a sua adotação em locais de grande demanda.