18-03-2015
Coren-RN e CRP-RN se unem na mobilização das 30h no RN

Com objetivo de somar forças na mobilização pelas 30h no Estado do Rio Grande do Norte, representantes do Conselho Regional de Enfermagem e Psicologia se reuniram na manhã de ontem(17), na sede do CRP-RN. Participaram da reunião o Conselheiro do Coren-RN, Ricardo Manhães, o presidente do CRP-RN, Gildeon Mendonça, o conselheiro do CRP, Rodrigo Costa e a representante do Sindpsi-RN, Therezinha Maciel.

Na reunião foi apresentada a situação atual do andamento das lutas pela implantação da jornada de 30h para as categorias de enfermagem e psicologia, com uma reflexão em comum sobre a necessidade de se trabalhar junto às bases: vereadores, prefeitos e deputados. "Essa já é uma discussão que a frente nacional está fazendo de que a atuação na esfera municipal e estadual é um caminho para que se conquiste, posteriormente, às 30h para todo o território nacional.", relatou Ricardo Manhães.

O Coren-RN vem desenvolvendo um trabalho, nesse sentindo, tendo conquistado a desão as 30h para os municípios de Natal, Caicó, Santa Cruz e estando em andamento as negociações com a prefeitura de Parnamirim e Pau dos Ferros. "A união das categorias é uma forma de pressão a mais para que os municípios se sensibilizem e façam adesão as 30h no âmbito municipal", avalia Manhães.

Como encaminhamento da reunião foi decido a ampliação do grupo de discussão convidando sindicatos ligados a Enfermagem e sindicatos de trabalhadores de saúde, bem como convidando mais classes para se unirem nesta mobilização.  O novo encontro ficou marcado para o próximo dia 8 de abril, às 9h30, na sede do CRF-RN.