20-09-2017
Janela da Transparência apresenta sistema eleitoral usado nos Regionais

Cofen organizou evento aberto a perguntas, com apresentação laudos técnicos comprobatórios do sistema eleitoral e análises de auditoria externa independente

Integrantes de chapas concorrentes, profissionais e representantes de entidades estiveram reunidos nesta terça-feira (19/9) no auditório do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para conhecer o sistema adotado nas eleições de 1º de outubro, que vão compor os novos plenários dos Conselhos Regionais (2018-2020). A Janela de Transparência apresenta os laudos técnicos comprobatórios e detalhados de que o sistema eleitoral sofreu exaustiva carga de testes e análises de auditoria, além de dirimir dúvidas dos participantes.

Durante a manhã, foi realizada apresentação aberta ao público, seguida de perguntas. O período da tarde, das 13h30 às 17h, será destinado somente aos auditores independentes representantes dos Conselhos regionais, chapas envolvidas no processo e comissões ou classes representativas da comunidade de Enfermagem.

O sistema eleitoral, contratado por meio de processo licitatório, passará por auditoria externa independente, também licitada. Atendendo a recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU), o envio de senhas foi contratado em processo licitatório independente.

Pela primeira vez, a votação será realizada pela internet em todos dos regionais, aumentando a transparência e agilidade do processo.

Vota Enfermagem – O processo para participação é muito simples. Os profissionais adimplentes e com inscrição remida receberão uma senha de votação via SMS e e-mail e, assim, poderão acessar virtualmente a plataforma para votação, através do site https://www.votaenfermagem.org.br.  Caso não receba a senha, o profissional deverá acessar o site da eleição, a partir do dia 25/9, e selecionar a opção “Receber Senha”, que será enviada após a confirmação de dados pessoais. Após a identificação do eleitor, este deverá informar o modo que deseja receber a senha: via e-mail ou SMS.

“Mesmo durante a votação, o profissional poderá solicitar emissão senha e alterar dados cadastrais, mediante confirmação positiva”, esclareceu o analista Davi Vieira, integrante do GTAE (Grupo de Trabalho de Acompanhamento Eleitoral).

Os eleitores contam ainda com serviço de Call Center,  acessado pelo telefone 0800 591 0146 (ligação gratuita), ou via web chat pelo endereço https://www.votaenfermagem.org.br. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h (horário de Brasília), de segunda a sexta. No dia da eleição o atendimento será ininterrupto, iniciando às 8h do dia 1° até 9h59 do dia 2 de outubro de 2017, horário de Brasília. O profissional também pode esclarecer suas dúvidas na Cartilha do Voto pela Internet, publicada pelo Cofen.