19-03-2015
Coren-RN apresenta seus avanços na Fiscalização em reunião em Brasília

Com  o objetivo de trocar experiências e padronizar os procedimentos fiscalizatórios, a coordenadora de Fiscalização, Valkíria Martins, e a presidente do Coren-RN, Suerda Menezes, participaram nos dias 16 e 17 do Encontro dos Coordenadores de Fiscalização dos Conselhos Regionais de Enfermagem, em Brasília-DF. Durante o evento foi apresentada a experiência exitosa do Coren-RN e Cremern que assinaram um Termo de Ajuste de Conduta no RN proibindo o exercício do auxílio de cirurgia por profissional de enfermagem no Estado do RN.

A apresentação foi bastante elogiada pelos presentes que parabenizaram o Coren-RN pela iniciativa. Além dessa discussão foi abordada a necessidade da Enfermagem estar sempre atualizada em relação a Pareceres emitidos pelo Cofen, buscando o exercício ético e legal da prática profissional.

Para Valkiria Martins o evento é muito importante para dirimir dúvidas e até mesmo propor melhorias na legislação vigente a fim de evitar interpretações dúbias pelos profissionais e agentes fiscalizadores.

Outro assunto que mereceu destaque no Encontro foi a Resolução Cofen nº 389 que define as normas para o Registro do Título de Especialista no Coren. A discussão desse tema suscitou encaminhamentos de sugestões para nova redação.