24-03-2015
Conselho Regional recebe visita da promotoria de Saúde

Na tarde da última segunda-feira (23), a diretoria, Suerda Menezes, Ricardo Manhães, Neusa da Nóbrega, a coordenadora de Fiscalização, Valkíria Torres, e o procurador Jurídico do Coren-RN, Glauter Sena, receberam a promotora da Saúde, Iara Pinheiro, para uma reunião sobre os resultados de inspeções realizadas pelo Ministério Público do RN (MPRN) nos hospitais de Pau dos Ferros/RN.

Com o objetivo de verificar a qualidade dos serviços de assistência à saúde prestados no principal município do Alto Oeste potiguar, o trabalho de inspeção em três hospitais aconteceu em conjunto com o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho, em fevereiro passado e foi constatado a existência de irregularidades e ilegalidades no exercício dos profissionais da saúde. Além disso, o Ministério Público do Estado verificou a ausência de equipe de profissionais (médica e de enfermagem), exigindo a permanência dessas equipes e o abastecimento regular de materiais e insumos essenciais nos hospitais.

Na reunião, a promotora, Iara Pinheiro, solicitou ao Conselho Regional, uma atitude mais incisiva da fiscalização nos hospitais do município inspecionado, tendo em vista que essa é a principal função da autarquia, e reiterou a importância do trabalho em conjunto da promotoria de Saúde com os órgãos de fiscalização. A promotora também apresentou denúncias de profissionais em situação irregular naquelas unidades visitadas, que poderão resultar em processo ético.

Diante disso, a presidente do Coren-RN, Suerda Menezes, comunicou à promotora da ciência das não conformidades do exercício profissional apresentadas, mas garantiu que as providências para a solução nesse sentido estão sendo encaminhadas.