07-11-2017
União da Enfermagem contra corporativismo marca abertura do 20º CBCENF

Com transmissão ao vivo, evento foi acompanhado por milhares de pessoas em todo o país

A união da Enfermagem contra a tentativa de restringir a atuação dos enfermeiros no Sistema Único de Saúde foi destaque na noite de abertura do 20º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), no RioCentro. Liminar que impedia a requisição de exames foi derrubada pelo TRF1, após ampla mobilização da sociedade, documentada no video exibido no telão.

Ao som de ritmos locais, a tradicional entrada das delegações dos Conselhos Regionais de Enfermagem eletrizou os congressistas. Em muitos momentos, manifestações políticas contra o atual governo se sobrepuseram ao som.

“Vivemos um momento de desmonte do Sistema Único de Saúde, de fragilização do trabalhador e rebaixamento salarial, com a tercerização desenfreada”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri, que parabenizou os profissionais pelo compromisso com o SUS e pela união demonstrada na reação à liminar.

Presidente do Cofen, Manoel Neri, parabeniza força da Enfermagem contra a liminar do CFM

Com mais de 8.500 inscritos, incluindo 1.500 estrangeiros, o congresso consolida-se no cenário latino-americano. A presidente do Conselho Internacional de Enfermagem, Annette Kennedy, parabenizou o Cofen pelas iniciativas de qualificação, destacando o programa de financiamento de mestrado profissional vai atender 500 enfermeiros em quatro anos.

O 20º CBCENF prossegue até sexta-feira (10/6), e os participantes podem se preparar para intensa agenda, incluindo palestras, mesas redondas, lançamento de livros, apresentações de experiências existosas, e-posters e comunicação coordenada. O congresso recebe, ainda, encontros nacionais e internacionais de Enfermagem.

Fonte: Ascom - Cofen