27-11-2017
Cofen realiza curso de capacitação para novos gestores

Os conselheiros eleitos para os Conselhos Regionais de Enfermagem participam, de segunda a sexta-feira (27/11 a 1º/12), do Curso de Formação de Novos Gestores.  Com foco na gestão em conformidade com as normativas do Tribunal de Contas da União (TCU), o curso busca preparar os futuros dirigentes, que vão iniciar os mandatos em 1º de janeiro de 2018. Veterana na diretoria do Coren-GO, a conselheira Marli Ávila destacou a importância da capacitação. “Já participei e fiz questão de estar presente no curso, que traz conhecimentos essenciais para a gestão dos conselhos”, afirmou, na apresentação.

O conselheiro federal Walkírio Almeida conduziu a abertura do curso, nesta manhã, acompanhado da vice-presidente do Cofen, Irene Ferreira, e a primeira secretária do Cofen, Fátima Sampaio. Primeiro palestrante do dia, Walkírio discutiu a fiscalização do exercício profissional, abordando marcos normativos como o Manual de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais.  “Os Conselheiros Regionais têm autonomia para definir estratégias e prioridades de fiscalização, respeitando os parâmetros estabelecidos no manual”, ressaltou Walkírio.

Tendo como facilitadores profissionais especialistas do sistema e conselheiros federais, o curso aborda diversos aspectos da administração pública, na perspectiva dos conselhos profissionais de Enfermagem e do Tribunal de Contas da União.

“Capacitar novos gestores é fundamental para que possamos atuar como Sistema, cumprindo com efetividade nossa missão”, afirmou o presidente Manoel Neri, que, na quinta-feira (30/11), vai proferir palestra sobre a Lei de criação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais (Lei no 5.905/73), Lei da regulamentação do exercício da Enfermagem (Lei no 7.498/86) e atividades finalísticas do Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

O curso encerra-se na sexta-feira, com media training conduzido pelo jornalista Paulo Henrique Amorim. Confira íntegra da programação.