01-04-2015
Nova Resolução e roteiro da 76ª SBEn são apresentados aos Enfermeiros RTs

Na tarde da última terça-feira (31), o Conselho Regional de Enfermagem do RN realizou mais uma reunião bimestral com os Enfermeiros Responsáveis Técnicos que atuam no estado.

O encontro aconteceu no Hospital do Coração, em Natal, e além da presidente do Coren-RN, Suerda  Menezes, contou também com a participação da coordenadora da Fiscalização, Valkíria Torres, o coordenador do Cadastro e Atendimento, Clécio Góes, e o presidente do SINDERN, Luciano Cavalcanti.

A presidente iniciou a reunião expondo as atribuições da autarquia, destacando seu papel principal que é a fiscalização do exercício profissional. Durante essa exposição houve a participação dos enfermeiros com questionamentos e exemplificação de casos, por parte do Conselho. “O Coren-RN não interdita ambientes, interdita o exercício profissional, esclareceu Valkíria Torres em um dos questionamentos.

Suerda Menezes relatou sobre o primeiro trimestre da gestão: “Tem sido uma grande desafio, mas uma oportunidade de aprendizado grande”, e também sobre uma pretensão: “Queremos que o Coren itinerante volte a funcionar em breve”, disse.

Depois de alguns comunicados referentes a eleições do Cofen, realizada recentemente, e ao Seminário Administrativo, que ocorrerá esse mês em Brasília, a reunião se concentrou na discussão de dois pontos: a Resolução 475/2015, que trata da prorrogação do prazo de validade das carteiras de identidade profissional e a programação da Semana Brasileira de Enfermagem, que será realizada entre os dias 12 e 20 de maio, em comemoração ao Dia do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem.

Valkíria Torres fez um alerta aos RTs para que verificassem a validade, que é de cinco anos, das carteiras da sua equipe, a fim de evitar que os profissionais estejam trabalhando de maneira irregular. Os enfermeiros puderam observar os modelos de carteiras novas e antigas, em validade e fora da validade.

Por último, a presidente apresentou a programação preliminar da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem, que contará com fóruns temáticos em Natal e em cidades do interior do estado, como Pau dos Ferros, Caicó, Assú e Mossoró. Organizado através de uma parceria entre ABEn – Seção RN, Coren-RN e SINDERN, o evento terá como tema central: Enfermagem em defesa do SUS: construindo a 15 conferência nacional de saúde.