14-05-2018
Diversidade de palestras marca abertura da Semana de Enfermagem do Coren-RN

Temáticas como Programa Nacional de Imunização, Arboviroses, Sífilis, Segurança do Paciente e Política Nacional de Atenção Básica dividiram a atenção e o público na tarde desta segunda-feira (14), na abertura da Semana de Enfermagem 2018, realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN).

A abertura do evento, que tem como tema “Enfermagem: Uma voz para liderar – a saúde é um direito de todos”, contou com a participação de representantes do Cofen, Sindern, Sindsaúde-RN, Aben – Seção RN, dos Técnicos de Enfermagem e dos estudantes.

A presidente do Coren-RN, Silvia Helena Gomes, deu boas vindas aos estudantes e profissionais convidadando todos a aproveitarem a programação da Semana, que foi especialmente pensada para atender necessidades de conhecimento e atualização.

A palestra magna da Semana de Enfermagem 2018 foi ministrada pela conselheira federal, Heloísa Helena Oliveira, que explanou sobre a enfermagem e seus desafios e enfrentamentos. A conselheira citou algumas ações de valorização dos profissionais de enfermagem desenvolvidas atualmente pelo Cofen e reconheceu que para a categoria assumir uma posição de liderança é preciso avançar mais e estar unida. “Liderar na enfermagem hoje não é apenas ter conhecimento técnico-científico, mas ter capacidade de tomar decisão, assumir riscos, influenciar pessoas adotando técnicas avançadas de comunicação e feedback”.

A enfermeira fiscal do Coren-RN, Valkíria Torres, apresentou aos participantes as alterações, mudanças e ampliações em direitos e deveres que resultaram no novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, já em vigor, ressaltando  a importância da educação ética do profissional.

O segundo dia do evento reserva mais palestras de temas diversos envolvendo a prática da assistência de enfermagem e a apresentação de trabalhos e de experiências profissionais de sucesso. Do dia 17 ao 30/05, a Semana de Enfermagem passará por cinco cidades do interior: Santa Cruz, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó e Macau.