15-05-2018
Apresentação de trabalhos científicos encerra Semana de Enfermagem em Natal

A apresentação de trabalhos e de experiências profissionais fecharam com chave de ouro a Semana de Enfermagem 2018, promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN), no Centro de Convenções de Natal.

23 trabalhos, entre pesquisas científicas e relatos de experiências, sobre vários temas da área de enfermagem foram apresentados por profissionais e estudantes aos participantes do evento e avaliados pela Comissão Científica, composta pelas professoras da Universidade Federal do RN: Fabiana Botarelli, Márcia Cerveira e Jovanca Bittencourt.

Ao todo, foram enviados 35 trabalhos à Comissão e apenas três não foram aprovados.

A coordenadora da Comissão, Fabiana Botarelli, avaliou tanto o momento das apresentações como o espaço aberto à pesquisa dentro da programação da Semana de Enfermagem como muito positivo. “Fiquei impressionada com a participação e envolvimento dos autores dos trabalhos e também achei muito interessante ter um horário no evento exclusivo para essas apresentações, uma excelente oportunidade”, concluiu.

Durante a manhã, as palestras “A pele íntegra é um direito do cidadão”; Avaliação primária no Atendimento Pré-Hospitalar”; “Gerenciamento de risco em lesão por pressão”; “Urgência e Emergência” e “Depressão e prevenção do suicídio” foram bastante prestigiadas. Além disso, o público também pode participar de uma mesa redonda sobre “Pesquisas da Enfermagem sobre Segurança do Trabalho” que aconteceu em uma das salas.

No encerramento do evento, um sorteio de três passagens aéreas para participar do 21º CBCENF, em São Paulo, foi realizado entre os autores dos trabalhos apresentados.

A presidente do Coren-RN, Silvia Helena Gomes, fez suas considerações finais acerca do evento conclamando pela união da categoria e parabenizando todos que estiveram presentes. “Eu acho que a gente só vai crescer, enquanto Enfermagem, se estivermos unidos. Só assim para nos fortalecer. Parabéns a todos nós, por estarmos aqui e que todos vocês possam ter aproveitado e crescido em conhecimento durante esses dias”, disse.

A Semana de Enfermagem 2018 do Coren-RN agora entra na estrada e será dada continuidade no interior do estado, especificamente, nas seguintes cidades: Santa Cruz (17/05), Mossoró (21/05), Pau dos Ferros (23/05), Macau (28/05) e Caicó (30/05).