04-07-2018
SESAP chama atenção dos profissionais de saúde para o risco de aumento da dengue

No Rio Grande do Norte, 90,42% dos municípios estão em situação de alerta ou risco para epidemia de dengue. Esse alto percentual foi constatado devido a 151 das 167 cidades estarem com índice de infestação predial do mosquito Aedes Aegypti.

Esses dados constam em nota, emitida pela Secretaria do Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, através da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica, para que gestores, diretores de unidades de saúde (públicas e privadas) e profissionais da saúde estejam atentos para o aumento no número de casos de dengue nessa época do ano.

De acordo com a nota, 13.882 casos de arboviroses foram notificados nesse período, sendo que 90% são para dengue. Os casos de maior gravidade e óbito são predominantes em crianças menores de 10 anos e pessoas na faixa etária entre 20 e 34 anos.

A nota alerta para maior sensibilidade e atenção por parte dos profissionais da saúde quanto ao atendimento de pacientes e a identificação de sinais e sintomas que possam apontar para a existência de casos de suspeita de dengue, principalmente nas unidades de porta de entrada da população e em municípios com altos índices de infestação do mosquito.

A SESAP ainda orienta, em 11 pontos descritos na nota, a condução do manejo clínico adequado e a prevenção de casos graves e óbitos, e destaca a importância e obrigatoriedade da notificação de casos suspeitos de arboviroses para médicos e demais profissionais de saúde. “A notificação é fundamental para o direcionamento de ações de vigilância em saúde nas áreas de risco”, disse a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Maria de Lima Alves.

Veja Nota Informativa na íntegra aqui