16-07-2018
Coren-RN participa de Audiência Pública sobre EaD na Saúde

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte esteve presente representado pelo Conselheiro Flávio Guimarães, na tarde desta quinta-feira (12), em Audiência Pública que debateu a modalidade de Ensino a Distância (EAD) para a área da Saúde, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A audiência pública foi motivada pela preocupação de instituições ligadas ao setor, com relação ao tema. Na oportunidade, o objetivo foi aprofundar as discussões em torno do assunto, reunindo representantes de entidades interessadas e da sociedade civil, em busca de proposições e alternativas que contribuíssem para o aperfeiçoamento da oferta desses cursos e a consequente formação de profissionais aptos para o exercício pleno de suas atividades.

O Coren-RN tem reiterado o seu posicionamento contrário a EAD na graduação em saúde, já havendo, inclusive, participado de audiência no último dia 04 de junho, com a deputada Márcia Maia em que foi proposto um PL proibindo no Estado a realização de Cursos de Formação em Enfermagem a Distância.

É fundamental a integração entre o ensino, os serviços de saúde e a comunidade. Isso só é possível através do ensino presencial.”, afirmou Flávio Guimarães. O Conselheiro acredita que a  EAD é uma importante ferramenta na complementação da formação,  mas não pode substituir de forma alguma o ensino presencial na graduação. “Não somos contrários aos avanços tecnológicos mas o contato humano é fundamental na formação”, completa Flávio.

A presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), professora Francisca Liberalino, por sua vez, esclareceu que ministra aulas e é estudante de cursos de pós-graduação na área, na modalidade EAD. Porém, no caso de graduação, ela é contrária à prática. “Muitas técnicas, procedimentos e o trato com os pacientes exigem a parte presencial. Não há como dissociar o cuidado e a assistência às pessoas do contato presencial”, enfatizou a professora.

Também estiveram presentes na audiência representantes do Sindicato dos Enfermeiros e representantes de demais categorias profissionais da saúde.