10-08-2018
Coren-RN debate enfrentamento a Sífilis em Natal

Nesta quinta-feira (09), o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN), através da conselheira e secretária Walmira Guedes, contribuiu para o debate realizado no Fórum Estadual de Enfrentamento a Sífilis no RN.

As palestras iniciais do evento trouxeram a reflexão dos profissionais o quadro preocupante da epidemiologia da sífilis no estado e o alcance do maior índice de sífilis adquirida nos últimos seis anos, as problemáticas envolvendo o Sistema de Controle Logístico de Insumos Laboratoriais, o papel da enfermagem no combate à doença e a importância do diagnóstico laboratorial.

Em sua fala, Walmira Guedes ressaltou o protagonismo da equipe de enfermagem na detecção e tratamento de doenças, como a sífilis, falou do amparo legal para a administração da Penicilina Benzatinica nas Unidades Básicas de Saúde, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, reforçando a necessidade do enfermeiro conhecer o território onde atua e os protocolos para urgência e emergência na Atenção Básica.

Partindo da discussão da assembleia, a conselheira ainda levantou um questionamento a respeito das notificações obrigatórias de doenças. “Porque somente o enfermeiro tem que notificar se a lei permite que outros profissionais possam fazer esse procedimento? ”, perguntou se referindo a lei n° 6.259, que dispõe sobre ações da Vigilância Epidemiológica e instigando o envolvimento de outros profissionais da saúde nesse enfrentamento a sífilis.

A realização e a eficácia do teste rápido no diagnóstico da doença também foram assuntos discutidos entre os participantes.

Ao final da participação do Coren-RN, ficou acordado com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) uma reunião posterior para a elaboração conjunta de uma nota técnica e de protocolos de saúde.

O conselheiro Rui Alvares também esteve presente no Fórum acompanhando a equipe de profissionais de Mossoró.