16-04-2015
Nova gestão do Cofen (2015-2018) toma posse
Presidente eleito, Manoel Carlos Neri dedica o mandato aos profissionais de Enfermagem

A cerimônia de posse da nova gestão do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) reuniu nesta noite (15/4), em Brasília, cerca de 300 autoridades e profissionais, em apoio aos conselheiros eleitos e às grandes causas que mobilizam os profissionais de Enfermagem. Na solenidade, foram homenageadas 22 personalidades que se destacaram por suas contribuições em prol da profissão e da Saúde coletiva no Brasil.

Presidente eleito do Cofen, Manoel Carlos Neri dedicou o mandato aos profissionais de Enfermagem, que trabalham diuturnamente para garantir o sustento de suas famílias e a assistência aos pacientes. O presidente destacou a importância do trabalho articulado com os Conselhos Regionais, presentes na cerimônia. “A unidade é fundamental para cumprimos nosso lema: unir e avançar”, afirmou.

À frente do Cofen de outubro de 2007 a abril de 2012, Manoel Neri foi responsável pela reestruturação do sistema, pautada pelos princípios republicanos, pela transparência e pelo respeito ao bem público. A admissão de funcionários por concurso público e a mudança da sede do Cofen para Brasília são alguns dos legados de sua gestão.

Manoel ressaltou seu compromisso com a Enfermagem e a força de profissão, que responde por cerca de 60% dos trabalhadores na área de Saúde. São 1,8 milhão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, garantindo a assistência e cuidado 24h aos que necessitam.

Irene Ferreira, atual presidente do Cofen e vice-presidente eleita para o triênio 2015-2018, fez um balanço de sua gestão e reafirmou o compromisso com a Enfermagem brasileira. “O primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer”, afirmou, citando Mahatma Gandhi. “Este desejo com certeza tivemos”.

Participaram da mesa de abertura diversas autoridades, incluindo o senador Valdir Raupp, deputados federais, a deputada estadual Enfermeira Rejane, o presidente do Coren-CE, Osvaldo Albuquerque, representando os conselhos regionais; o secretario da saúde de Rondônia e do Distrito Federal, entre outros.  A nova gestão iniciará oficialmente seus trabalhos em 23 de abril.

Gestão 2015-2018

Conselheiros Efetivos

• Manoel Carlos Neri da Silva (Presidente)
  • Irene do Carmo Alves Ferreira (Vice-Presidente)