26-10-2018
Cofen aprova diretrizes para a elaboração de protocolos na Atenção Básica
Documento incorpora contribuição de especialistas de diferentes regiões brasileiras e suas realidades locais
 

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou, em sua 505ª Reunião de Plenário, diretrizes para a elaboração de protocolos de Enfermagem na Atenção Básica. O documento foi construído pela Comissão de Práticas Avançadas e pela Comissão Especial formada por presidentes de cinco Conselhos Regionais de Enfermagem, refletindo a contribuição de especialistas de diferentes regiões brasileiras e suas realidades locais.

“Este documento unifica nacionalmente, para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais, as diretrizes para elaboração de protocolos, contribuindo para uniformizar e fazer avançar os procedimentos de Enfermagem na Atenção Básica”, explica o presidente do Cofen, Manoel Neri. “As Práticas Avançadas já são uma realidade na Atenção Básica e estão em processo de mapeamento pelo Cofen. A unificação das diretrizes fortalece este processo”, afirma Carlos Leonardo Figueiredo.

Segundo Neri, estas diretrizes aprovadas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais são importantes contribuições para que os secretários estaduais e municipais de saúde criem protocolos para atuação dos enfermeiros na Atenção Básica, melhorando a segurança jurídica para atuação destes profissionais no atendimento à população.

“A atuação qualificada da Enfermagem na Atenção Básica é um passo fundamental para a universalização do acesso e da cobertura da Saúde”, afirmou a vice-presidente do Cofen, Nádia Mattos, que parabenizou o trabalho conjunto das comissões e da Câmara Técnica de Atenção Básica (CTAB/Cofen).

Leia, na íntegra, o parecer da CTAB.

 

Fonte: Ascom - Cofen