14-11-2018
Hospital Maria Alice revoga exoneração de enfermeira RT

Após ação do Coren-RN e mobilização de representantes da enfermagem, a enfermeira Gercimália Bezerra continua na coordenação de Enfermagem do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes. A decisão foi publicada nesta terça-feira (13) no Diário Oficial do Rio Grande do Norte com a oficialização da sua nomeação.

No mês de setembro, o Conselho realizou fiscalização no hospital após denúncias sobre ausência de enfermeiro Responsável Técnico. Na época, a enfermeira Gercimália havia sido exonerada do cargo de Chefe de Departamento da Unidade de Saúde, com atribuições no Departamento de Enfermagem do hospital e substituída por profissional não enfermeiro.

Diante da situação e constatação de exercício irregular, o Conselho solicitou ao Estado a designação de enfermeiro para coordenar as atividades de Enfermagem no Hospital Maria Alice Fernandes em atendimento a Lei do Exercício Profissional nº 7.498/86.

Com a nomeação da enfermeira, o Estado cumpre com a legislação vigente, destacadas pela lei 7498/86 artigo 11, alínea c, que diz que é atividade privativa do enfermeiro a coordenação da equipe e do serviço de enfermagem (“planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de Enfermagem”).