12-06-2019
“Quando nasce uma heroína” ganha prêmio de melhor experiência em realidade virtua

Obra foi premiada em festival de curta-metragens, na África do Sul

A experiência em 360º “Quando Nasce Uma Heroína”, produzida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), foi premiada como melhor experiência de realidade virtual no festival de curta-metragens “Indie”, do The South African Independent Film, ocorrido no último dia 26 de maio, na África do Sul.

Produzido em setembro de 2018, o primeiro curta de ficção em realidade virtual da América Latina conta a história da enfermeira Anna Nery, que se passa em uma tenda e mostra parte de um atendimento da enfermeira com um assistente, ao tratar de um soldado paraguaio.

A ambientação do vídeo remonta o ano de 1868, durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), e todos os instrumentos utilizados pela Enfermagem naquela época. A heroína interage com o espectador que vê a experiência através de óculos em 360º.

Lançado no 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos Regionais de Enfermagem (CBCENF), em Campinas/SP, a obra vai agora percorrer todo o Brasil. O chefe da assessoria de comunicação do Cofen, Neyson Freire, agradece a diretoria da autarquia e a toda equipe que ajudou na realização desse grande trabalho. “Essa premiação vem para coroar um trabalho inovador e vanguardista que temos implementado à frente da comunicação do Cofen”, declarou.

O vídeo já ganhou elogios de profissionais do cinema e foi exposto em eventos nacionais sobre soluções inovadoras na área. Participou da mostra Curta Brasília, em novembro de 2018, do Curta 2C, que ocorreu em abril desse ano, no Rio de Janeiro. Agora será apresentado no Festival Internacional de Curta-Metragens Korca, mostra cultural de curta-metragens nacionais e internacionais que ocorre desde 2010, e que este ano será de 2 a 6 de julho, na Albânia. Mais de mil filmes foram inscritos e o único brasileiro selecionado foi o de Realidade Virtual “Quando Nasce uma Heroína”.

O Cofen produziu uma versão itinerante do filme, que foi apresentada pela primeira vez no Paraguai e segue percorrendo diversos estados brasileiros.

Confira na íntegra vídeo da premiação

Fonte: Ascom - Cofen