13-05-2015
Organização política e união são destaques na abertura da 76ª SBEn

Chamando atenção sobre a necessidade da organização política da enfermagem para construção de uma identidade de classe e para valorização profissional, aconteceu, na manhã de ontem(12), no auditório da Escola de Governo em Natal/RN, a abertura da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem – SBEn. O evento é marcado, nesta edição, pela sua construção coletiva com a participação das entidades representativas da enfermagem ABEn, Coren-RN, Sindern, dos responsáveis técnicos dos serviços de saúde, dos gestores e de representantes das entidades de ensino. Promovido pelo ABEn seção RN, a SBEn contou com o apoio do Coren-RN e o patrocínio do Cofen para sua execução.

Além da presidente do Coren-RN, a mesa de abertura foi composta pela presidente da ABEn/RN, Francisca Nazaré Liberalino; pelo Representante do Cofen, Luciano da Silva; do presidente do Sindern, Luciano Gomes Cavalcanti; da secretaria adjunta da Sesap/RN, Francisca Alves, Secretário Adjunto da SMS Natal, Marcelo Bessa; do representante do CMS de  Natal, Henrique Eduardo; pela representante do nível médio,  Sonia Maria Trigueiro  e o representante do CES-RN, José Josimar da Silva.

Em seu discurso de abertura da Semana a presidente do Coren-RN, Suerda Menezes, reforçou o compromisso de sua gestão com a ética e o fortalecimento da enfermagem do RN, ressaltando a importância desse momento de reflexão e congraçamento da classe. “É um momento ímpar e agradeço a todos, que nos auxiliaram para o êxito e alcance do evento, especialmente, aos Enfermeiros RTs.”, disse.

Para proferir a conferência de abertura foi convidada a Enfª Dra. Arindelita Neves, representante da ABEn no Conselho Nacional de Saúde – CNS, que abordou o tema central do evento: “Enfermagem em defesa do SUS: construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde”. Segundo Arindelita, “não podemos retroceder nos direitos sociais de assistência à Saúde. O SUS possui problemas, mas também muitos avanços na garantia do direito básico do cidadão à Saúde. Não se pode desconhecer a história onde antes nas Santas Casas de Misericórdia o cidadão era tratado como indigente.”, lembrou Neves. “A enfermagem tem um importante papel na manutenção desses direitos através da sua militância, sua ação no SUS e sua participação na 15ª CNS”, completou.

Iniciando a seção de Fóruns, a Enfª Drª Raimunda Germano preferiu a conferência sobre “Formação Cidadã”. Destacou que para o profissional não basta apenas ter competência técnica, mas também é necessário a educação ética e política. “Para realizar a assistência efetiva a população precisamos encarar nossa profissão não apenas do ponto de vista da nossa remuneração financeira, da qual sem dúvida necessitamos, mas também com o olhar do cuidado incondicional das vidas que não são nossas e estão sob a nossa responsabilidade”, ressaltou, Germano.