27-08-2019
Serviço de segurança é restabelecido na UPA de Parnamirim com auxílio do Coren

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Parnamirim/RN e constatou que os profissionais de enfermagem estão trabalhando com mais tranquilidade depois da presença de segurança 24h por dia.

A Unidade passou um período funcionando sem segurança na porta de entrada e, por isso, os técnicos de enfermagem e enfermeiros, à frente do primeiro atendimento, sofreram uma sequência de agressões verbais e físicas de pacientes e familiares. Os frequentes casos de agressão, levaram profissionais a denunciar e a administração da UPA acionar a secretaria de saúde municipal e os Conselhos Regionais de Enfermagem e Medicina para, juntos, tentarem retornar o serviço e solucionar o problema.  

Ao tomar conhecimento do caso e após realizar visitas e reuniões com responsáveis, o Coren-RN emitiu a Decisão nº 21/2019 notificando a instituição de saúde e solicitando providência a fim de resguardar a integridade física e psicológica dos profissionais de enfermagem que estão no exercício da profissão, no prazo de 10 dias.  

O serviço de segurança na UPA de Parnamirim foi restabelecido em abril, pouco tempo depois da Decisão do Conselho, e desde então não houve mais casos de agressão física aos profissionais.

De acordo com a diretora de enfermagem, Ana Cristina Góis, a notificação do Coren-RN foi uma medida essencial, somou forças nesse processo para a resolução do caso. “A ida da segurança para a frente da unidade foi de extrema importância, melhorou consideravelmente. Eles (os seguranças) ajudam a Enfermagem quando alguém se altera e fazem esse controle. Era tudo que a gente queria e precisava para amenizar esse tipo de situação e a participação do Coren nisso tudo foi bem positiva”, disse.  

A UPA de Parnamirim possui uma equipe de enfermagem composta de 100 pessoas, sendo 64 técnicos de enfermagem e 36 enfermeiros, e atende aproximadamente 300 pacientes por dia.