21-08-2019
Enfermagem ganha duas Frentes Parlamentares em prol de PLs no Congresso

Pela primeira vez na história do Congresso Nacional, são criadas duas frentes parlamentares em prol da mesma categoria. A Frente Parlamentar das 30 horas e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem foram lançadas nesta terça-feira (20), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Com o grito de “30 horas já”, cerca de 250 pessoas participaram do lançamento das duas frentes. Deputados, estudantes, profissionais, sindicatos e representantes de Enfermagem pediram melhorias e mais valorização para a profissão.

O presidente do Cofen, Manoel Neri, agradeceu a todos os que estiveram presentes e ao apoio dos deputados que lideraram a iniciativa de criação das frentes. “Nós temos certeza que com o número de deputados federais e senadores que integram essas duas frentes parlamentares vamos conseguir, de fato, colocar a Enfermagem pautada dentro do Congresso Nacional”, disse Neri.

Segundo Neri, a Enfermagem é a profissão base para Sistema Único de Saúde (SUS), representando mais de 60% dos profissionais de saúde do Brasil. “Precisamos de um tratamento diferenciado pelo Governo brasileiro”, afirmou o presidente do Cofen referindo-se aos projetos antigos da Enfermagem que tramitam na casa.

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar das 30 horas, Mauro Naziff (PSB/RO), deu início a sua fala demostrando preocupação com a aprovação dos projetos das Enfermagem. “Essa luta pelas 30 horas na Enfermagem é antiga. O projeto teve início aqui na casa em 2000 e até hoje aguarda aprovação”, disse o parlamentar.

“São nos ombros da Enfermagem que os hospitais funcionam”, enfatizou a deputada federal e vice-presidente da Frente das 30 horas, Alice Portugal (PCdoB/BA) .“Essas duas frentes têm um papel importante por defenderem o maior contingente de trabalhadores da Saúde do Brasil”, ressaltou Alice.

O presidente da Frente Parlamentar mista da Enfermagem, deputado Célio Studart (PV/CE), ressaltou, entusiasmado, estar do lado certo. “A Enfermagem não falta ao País, mas o País falta à Enfermagem”, disse. “Os profissionais de Enfermagem atuam sem um salário digno, em condições precárias e insalubres, mesmo assim, não perdem a coragem e a bravura na hora de salvar vidas”, disse o parlamentar.

De agora em diante, as frentes atuarão em prol de PLs antigos da categoria como o piso salarial, as 30 horas, o descanso digno, entre outros. O deputado Fred Costa, vice-presidente da Frente Parlamentar Mista, considera que os profissionais de Enfermagem precisam de mais valorização e respeito no Brasil e que, com o apoio das frentes, será possível alavancar o andamento dos projetos.

Além do Cofen e dos deputados Mauro Nazif e Célio Stuart, outras entidades da Enfermagem que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem apoiam a organização deste lançamento: a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), a Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN) e a Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEENF).

Presidentes dos Conselhos Regionais de Enfermagem de vários os estados do Brasil também estiveram presentes apoiando o lançamento.

Primeiro passo – Durante a cerimônia de lançamento, o presidente do Cofen Manoel Neri, juntamente com parlamentares e representantes de diversas entidades da Enfermagem, foram convidados para uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Em um momento importante da categoria no Congresso Nacional, o encontro permitiu que as entidades pedissem o apoio do líder da casa legislativa na aprovação dos projetos de lei de interesse da Enfermagem. Maia considera as reivindicações da Enfermagem válidas e prometeu analisar as pautas expostas pelos parlamentares e entidades.

Fonte: Ascom - Cofen