14-05-2015
Profissionais e estudantes comparecem a 76ª SBEn em Caicó

Na manhã da última quarta-feira (13), aproximadamente 90 pessoas, entre elas profissionais e estudantes, compareceram a programação da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem no município de Caicó.

Antes do início das palestras, os participantes foram convidados para um café da manhã e assistiram ao vídeo da Semana Brasileira de Enfermagem do Cofen.

A presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção RN, Francisca Nazaré Liberalino abriu os fóruns temáticos com a explanação sobre a “Enfermagem em defesa do SUS: construindo a 15ª Conferência Nacional da Saúde”. Contextualizou o momento em que o Sistema Único de Saúde – SUS foi criado, seus propósitos e quando se consolidou no país. “A Saúde Pública é para cuidar bem das pessoas, para isso os profissionais precisam ter uma qualificação contínua e melhorar as relações entre o serviço e as instituições de ensino”, ressaltou.

Dando sequência da SBEn em Caicó, a presidente do Coren-RN, Suerda Santos Menezes, palestrou sobre Segurança e Competência no trabalho, destacando a importância dos profissionais seguirem as normas estabelecidas pela Aliança Mundial de Segurança do Paciente.

O evento se encerrou com o fórum sobre Organização Política e Participação Emancipadora, ministrado pelo enfermeiro Luciano Cavalcanti, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RN – SINDERN. Em sua fala, ressaltou a necessidade de que haja um maior protagonismo e dos grupos organizados junto a setores da sociedade civil em defesa da profissão.

 Para a enfermeira fiscal do Coren-RN em Caicó, Fabiana Mércia da Silva, o evento foi muito bom e proveitoso. “É sempre bom que o Conselho esteja presente e a SBEn foi bastante participativo”, avaliou.