15-10-2019
Ministério da Saúde atualiza tratamento da Psoríase

Quatro medicamentos recentemente incorporado ao SUS foram incluídos nas diretrizes de tratamento

Foi publicada, no Diário Oficial da União, a atualização do Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Psoríase.  Foram incluídos quatro medicamentos, recentemente incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS) após avaliação da Conitec. Essas tecnologias são alternativas para os casos da doença em que o paciente não responde bem ao tratamento já ofertado pelo SUS ou possui contraindicação a ele.

A psoríase é uma doença não contagiosa, caracterizada por placas avermelhadas, que afeta a pele, as unhas e pode acometer as juntas. Pode ocorrer em qualquer idade, tanto em homens quanto em mulheres e até o momento não tem cura. Os medicamentos incluídos são: o adalimumabe, indicado na primeira etapa do tratamento após falha da terapia padrão para psoríase; o secuquinumabe e o ustequinumabe, indicados na segunda etapa do tratamento após falha da primeira etapa e o etanercepte, indicado na primeira etapa de tratamento da psoríase após falha da terapia padrão em pacientes pediátricos.

Conitec – Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) foi criada pela lei nº 12.401 de 28 de abril de 2011, que dispõe sobre a assistência terapêutica e a incorporação de tecnologias em saúde no âmbito do SUS. A Comissão, assistida pelo Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde (DGITIS), tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde (medicamentos, produtos e procedimentos) pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). Saiba mais.