14-10-2019
Ministério da Saúde abre consulta pública sobre Epidermólise Bolhosa

Consulta está aberta até 31 de outubro; veja como participar

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) do Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (10), consulta pública sobre Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Epidermólise Bolhosa, que ficará aberta de 12 a 31 de outubro.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ressalta que a Enfermagem é a parte que mais manipula os curativos usados nas feridas desses pacientes. “Precisamos orientar os profissionais de Enfermagem, melhorar a capacidade de diagnóstico dos médicos. É profundamente importante que a sociedade participe dessa consulta pública para aperfeiçoarmos os cuidados para esses pacientes”, afirmou Mandetta.

O Ministério da Saúde identificou a necessidade de organizar a linha de cuidado hoje disponível para atender os pacientes com epidermólise bolhosa nos serviços públicos de saúde. Para isso, a pasta reuniu as organizações de pacientes e as sociedades médicas especializadas, para extrair quais seriam as principais recomendações para atender esses pacientes, desde o diagnóstico precoce até as opções terapêuticas e os curativos atualmente mais indicados para lidar com as complexidades da doença.

Conitec – A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) foi criada pela lei nº 12.401 de 28 de abril de 2011, que dispõe sobre a assistência terapêutica e a incorporação de tecnologias em saúde no âmbito do SUS. A Comissão, assistida pelo Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde (DGITIS), tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde (medicamentos, produtos e procedimentos) pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT).

 

Fonte: Ascom - Cofen com informações do Ministério da Saúde