• O COREN
  • Legislação
  • Informativos

Coren-RN divulga: Carta aos Profissionais de Enfermagem do Rio Grande do Norte
A crise da Sade vem atravessando vrias gestes governamentais - de todos os entes federados e, contextualizando a nossa realidade, revela uma face perversa para os muncipes do Rio Grande do Norte (RN). Estes, em uma situao de vulnerabilidade e at abandono pelo poder pblico, sofrem consequncias e, mesmo reivindicando seus direitos, no obtm respostas efetivas. Nesse sentido, a situao cada vez mais crtica, evolui progressivamente de uma forma naturalizada expressando uma gravidade, que em sua essncia representa uma verdadeira ameaa vida do cidado norteriograndense.

O Sistema Municipal de Sade de Natal, desaprovado pela populao, alardeado na propaganda oficial como um dos melhores do Brasil, enquanto que a Governadora do RN reconhece estado de calamidade pblica (Decreto n 22.844, de 04/07/2012) e lana um plano de enfrentamento para os servios de urgncia e emergncia do Rio Grande do Norte (RN).

Para o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RN) a crise resultante da interferncia de mltiplos fatores de ordem estrutural e de conjunturas adversas no campo poltico e econmico, configurando um quadro complexo global e local que demanda a necessidade de um enfrentamento coletivo, a ser pactuado entre todos os atores defensores do SUS, desde o poder executivo e judicirio at o poder exercido pelas organizaes dos trabalhadores e da sociedade civil.

Considerando que a Enfermagem/Sade so reas de relevncia pblica, os profissionais precisam honrar um legado, construdo ao longo do tempo, com a participao de muitas geraes de enfermeiros, auxiliares e tcnicos de enfermagem envolvendo muito trabalho, suor, adoecimento, desgaste fsico, emocional e mental vivenciado no ato de cuidar da promoo da sade e tratamento de doenas, algumas vezes com lgrimas quando do enfrentamento de dificuldades que limitam o cumprimento da misso do cuidar e , em outras, com sorriso, quando o resultado foi o xito alcanado no tratamento de pacientes .

O Coren-RN no uso de sua responsabilidade de zelar pelo exerccio profissional da enfermagem que depende do adequado funcionamento dos servios de sade, no tem se omitido diante de tal gravidade da referida situao; entende, igualmente, que a Enfermagem pode fazer a diferena assumindo um papel protagonista com ao competente no cuidar, e, em parceria com os usurios, conquistar a ampliao da capacidade de resposta e de resolubilidade da rede dos servios de sade.

Nessa perspectiva, ressaltamos a meno feita no relatrio do interventor da ASSOCIAO MARCA, Dr. Marcondes Digenes que enfatiza a cooperao dos profissionais de sade/ enfermagem no enfrentamento da crise nas AMEs e UPA de Pajuara, reafirmando a prioridade atribuda pelo Coren-RN bandeira do interesse pblico, da vigilncia cvica em defesa da sade pblica e do direito a cuidados seguros de enfermagem.

importante ainda, destacar, que a crise impe grandes desafios ticos na vida profissional de enfermeiros, auxiliares e tcnicos de enfermagem em decorrncia, principalmente, das adversidades e tenses de naturezas variadas quanto s condies indignas laborais caracterizadas por deficincias na infraestrutura dos servios, jornadas desumanas, baixos salrios, sobrecarga de trabalho diante das equipes reduzidas, entre outras.

Vale salientar, que neste contexto se destacam muitos profissionais que conseguem agir com competncia tcnica, poltica e tica produzindo cuidados seguros de enfermagem. Alm disso, esto engajados na luta poltica diuturna pelo funcionamento adequado dos servios de sade, obervando os princpios fundamentais do Cdigo de tica referentes ao respeito vida, dignidade e os direitos humanos em todas as suas dimenses, o que muito nos orgulha!

Finalizando esta carta, o Coren-RN recomenda a manuteno e o fortalecimento do compromisso profissional concebendo a crise da sade como oportunidade para reacender a chama da luta civilizatria pelo direito do cidado ateno integral sade.

Natal, 13 de agosto de 2012.

Alzirene Nunes de Carvalho
Presidente do Coren-RN

Av. Romualdo Galvo, 1008-Tirol - Cep. 59056-100 Natal-RN Telefax: (84) 3222-8254

Home page: http://www.coren.rn.gov.br E-mail: sec.executiva@coren.rn.gov.br