Com o tema Responsabilidade Compartilhada: construindo um futuro de sucesso, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) realizou, nos dias 13 e 14 de fevereiro, em Natal, a terceira edição do Seminário Administrativo.
Voltado para o treinamento e aperfeiçoamento dos empregados públicos, colaboradores, estagiários e conselheiros, o evento foi organizado por uma comissão do departamento administrativo e, este ano, contou com palestras e oficinas de profissionais especialistas das áreas da administração, governança, economia e psicologia.
A diretoria do Coren-RN formada pelos conselheiros, Egídio Júnior, Dinara Moura e José Rocha Neto, e a chefe do departamento Administrativo, Marilisi Alves, fizeram a abertura do seminário. No primeiro dia de programação, as discussões envolveram assuntos de gestão documental física e eletrônica, inteligência artificial na governança, como também economia e sustentabilidade e comunicação.
O presidente, Egídio Júnior, comemorou os primeiros resultados do Semad. “Este seminário já representa um marco para o Conselho. A partir de hoje, adotaremos medidas que vão contribuir com a economia e com o meio ambiente, como a implantação, em breve, do SEI (Programa Eletrônico de Informações) e o uso de garrafa individual no ambiente de trabalho, reduzindo significativamente o gasto excessivo de papel e de copos descartáveis”, declarou.
O segundo dia do evento foi reservado para a exposição e melhor entendimento sobre uma estrutura que está em evidência nas organizações: o Compliance – conjunto de procedimentos e normas com o objetivo de manter a organização, a ética, a integridade e o combate a corrupção no setor público e privado.
“O programa de Complaince e Integridade do Sistema Cofen/Conselhos Regionais precisa adotar procedimentos, implantar política de governança de administração pública, promover a ética, a transferência, tratar conflitos de interesses, denúncias e implantar procedimentos de responsabilização”, disse o assessor e Planejamento e Gestão do Cofen, Marcelo Persegona.
Durante os dias de seminário, os participantes tiveram a oportunidade de aprender e tirar dúvidas sobre processos de trabalho no intuito, principalmente, de otimizar o funcionamento do Conselho e o atendimento de forma geral aos profissionais de Enfermagem.